O presente artigo, promove uma discussão sobre como a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - OLPEF - pode melhorar o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita de textos no Ensino Fundamental e, simultaneamente, favorecer um Ensino de Literatura significativo. Sugere-se uma Proposta de Intervenção que visa a ressignificação das atividades da própria OLPEF para a apreensão da literariedade do Gênero Crônica na perspectiva do Letramento Literário. A motivação para a pesquisa se dá pelo fato de que há uma lacuna envolvendo a OLPEF: apesar da maioria dos Gêneros Discursivos/Textuais serem da Literatura, o trabalho com os textos literários não é explorado em todas suas potencialidades. Por isso, o objetivo geral analisa como as estratégias didáticas da OLPEF podem favorecer o Letramento Literário no Ensino de Literatura. A orientação metodológica é de natureza qualitativa aplicada, com abordagem intervencionista, e foi ancorada pela aplicação das Oficinas que compõem a OLPEF, em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental, numa Escola Pública de Campo, tendo como princípio e propósito um Ensino de Literatura plural e significativo. O Referencial Teórico é composto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Dalvi, Rezende e Jover-Faleiros (2013), Cosson, (2010, 2011, 2016) e Laginestra e Pereira (2016), autores que refletem sobre o trabalho com os textos literários e sobre sequências de atividades. Como resultado, percebeu-se que a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um recurso didático que, além de interferir positivamente no processo de leitura e escritura do texto literário, é capaz de contribuir para a apreensão da literariedade do Gênero Crônica no viés do Letramento Literário, comprovado mediante a Proposta de Intervenção.