O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE SUA REAL FUNÇÃO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89648 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2966 "inscrito_id" => 14130 "titulo" => "O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE SUA REAL FUNÇÃO" "resumo" => "O coordenador pedagógico tem importante papel dentro de uma escola, tendo em vista que no ambiente escolar esse profissional atua como agente articulador, orientador, formador e transformador, buscando integrar todos os participantes do processo ensino e aprendizagem. Todavia, até mesmo sem se dar conta, muitas vezes ele assume uma infinidade de atribuições que não condizem com suas reais funções, fato que dificulta sobremaneira o seu trabalho. Por conseguinte, as demandas em excesso acarretam em frustração e desânimo perante a impossibilidade de dar conta de todas elas, principalmente quando estas não são da sua competência. Desse modo, este trabalho tem como objetivo geral conhecer o trabalho do coordenador, bem como, identificar suas reais funções dentro da escola de modo a contribuir para o desenvolvimento de uma prática educativa profícua. Para desenvolvimento da pesquisa, visitamos uma escola pública localizada na cidade de Brejo Santo/CE, para acompanhar de perto o trabalho do Coordenador pedagógico, a fim de mapear as funções a ele designadas. Para a metodologia, adotamos a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. O trabalho está respaldado nos estudos de Clementi (2012), Franco (2008), Libâneo (2004), Orsolon (2001), e outros estudiosos do assunto. Concluímos ao final da pesquisa que o coordenador pedagógico da escola investigada, desenvolve um trabalho coletivo pautado na ação-reflexão-ação, sempre em parceria com os professores e a comunidade escolar, transformando o cenário em um lugar aprazível e acolhedor em que todos os agentes envolvidos no processo educativo participam com entusiasmo das atividades escolares, priorizando e garantindo a aprendizagem dos alunos, bem como o convívio harmônico entre todos os profissionais envolvidos nesse processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14130_TB2966_05122022111902.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GENEROSA CAMILO GOMES" "autor_nome_curto" => "GENEROSA" "autor_email" => "gegomes341@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89648 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2966 "inscrito_id" => 14130 "titulo" => "O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE SUA REAL FUNÇÃO" "resumo" => "O coordenador pedagógico tem importante papel dentro de uma escola, tendo em vista que no ambiente escolar esse profissional atua como agente articulador, orientador, formador e transformador, buscando integrar todos os participantes do processo ensino e aprendizagem. Todavia, até mesmo sem se dar conta, muitas vezes ele assume uma infinidade de atribuições que não condizem com suas reais funções, fato que dificulta sobremaneira o seu trabalho. Por conseguinte, as demandas em excesso acarretam em frustração e desânimo perante a impossibilidade de dar conta de todas elas, principalmente quando estas não são da sua competência. Desse modo, este trabalho tem como objetivo geral conhecer o trabalho do coordenador, bem como, identificar suas reais funções dentro da escola de modo a contribuir para o desenvolvimento de uma prática educativa profícua. Para desenvolvimento da pesquisa, visitamos uma escola pública localizada na cidade de Brejo Santo/CE, para acompanhar de perto o trabalho do Coordenador pedagógico, a fim de mapear as funções a ele designadas. Para a metodologia, adotamos a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. O trabalho está respaldado nos estudos de Clementi (2012), Franco (2008), Libâneo (2004), Orsolon (2001), e outros estudiosos do assunto. Concluímos ao final da pesquisa que o coordenador pedagógico da escola investigada, desenvolve um trabalho coletivo pautado na ação-reflexão-ação, sempre em parceria com os professores e a comunidade escolar, transformando o cenário em um lugar aprazível e acolhedor em que todos os agentes envolvidos no processo educativo participam com entusiasmo das atividades escolares, priorizando e garantindo a aprendizagem dos alunos, bem como o convívio harmônico entre todos os profissionais envolvidos nesse processo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14130_TB2966_05122022111902.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GENEROSA CAMILO GOMES" "autor_nome_curto" => "GENEROSA" "autor_email" => "gegomes341@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }