O presente trabalho relata a experiência vivenciada durante o acompanhamento pedagógico e a realização de formação sobre a implementação de avaliação formativa por meio do uso de rubricas. A ação envolveu 30 professores de duas escolas de Ensino Médio do Município de Bela Cruz, no Ceará. A formação ocorreu através de uma oficina que trouxe reflexões sobre a avaliação formativa, por meio de autoavaliação e heteroavaliação, com uso de rubricas e acompanhamento sistemático do professor, permitindo o engajamento dos alunos na regulação de suas aprendizagens. Anteriormente à oficina, fez-se uma sondagem sobre os grandes desafios dos professores, destacando-se a avaliação formativa com equidade como grande desafio, realizou-se também, estudo bibliográfico sobre a temática, visando fortalecer a ação formativa, que embasou-se em estudos de Perrenoud, Luckesi, Biagiotti, Barreira, Boavida e Araújo. A realização da oficina formativa, permitiu vivenciar, na visão dos professores, os desafios e as possibilidades da aplicação de rubricas como instrumentos de avaliação formativa, destacando-se seu potencial para desenvolver o processo de auto e heteroavaliação, que, por sua vez, promove um maior engajamento dos estudantes no percurso formativo. Os professores avaliaram positivamente a formação com possibilidade de implementação das rubricas. Concluiu-se que o processo avaliativo é um eixo central para o acompanhamento, planejamento e intervenções efetivas, e que a avaliação Formativa deve ser parte essencial da formação continuada de professores, por sua capacidade de impulsionar a melhoria das práticas pedagógicas escolares, regulação das aprendizagens e a corresponsabilização da comunidade escolar com o percurso formativo dos estudantes.