O presente trabalho tem como objetivo geral, problematizar quais são as razões que conduzem ou mantém um determinado Programa de Pós-Graduação em Educação ao nível de excelência internacional e, com isso, identificar em que ele se diferencia dos demais Programas que ainda não estão nesse estrato. Como objetivos específicos pretende verificar a maneira pela qual a CAPES define Programa nível de excelência internacional; compreender como se deu os procedimentos para atribuição de notas 6 e 7 aos Programas de Pós-Graduação em Educação, identificar quais são os Programas da região Sul que estão nesse patamar e analisar as diretrizes e estratégias exitosas que tais programas têm adotado que os conduziram ou os mantêm em nível de excelência internacional. A metodologia adotada foi a Análise de Conteúdo (BAUER, 2002) das seguintes fontes: Portaria CAPES 059/17 que regulamenta a avaliação quadrienal dos Programas de Pós-Graduação no período compreendido entre 2013 e 2016, Relatório da Avaliação Quadrienal da Área da Educação (2013-2016), Documento de Área: Educação 2016, Fichas de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação conceitos 6 e 7 da Região Sul. Espera-se com esse trabalho fornecer exemplos de práticas concretas, sugestões, diretrizes e estratégias a Programas que, respeitado as idiossincrasias locais, eventualmente possam ter interesse em se consolidar alcançando conceitos 6 e 7.