A leitura serve como requisito imprescindível quando se trata de qualidade profissional, pois na atualidade, grande parte das atividades profissionais e intelectuais necessitam da leitura e escrita, dominá-las é essencial para o desenvolvimento do ser humano. Nesse sentido, as escolas precisam desenvolver projetos desafiadores que contemplem essas habilidades de forma ativa, que prendam a atenção dos alunos e despertem o gosto pela leitura. Por conseguinte, o objetivo principal desse estudo foi utilizar a literatura de cordel como recurso para incentivo da leitura e produção textual nas aulas de língua portuguesa no ensino médio, trata-se de uma pesquisa-ação, aplicada, com abordagem qualitativa. Realizada em Zé Doca-MA, no Centro de Ensino Bandeirante, escola da rede estadual do município, com duas turmas de primeiro ano do ensino médio noturno. Na prossecução, sucedeu-se a ministração de aulas teórico-reflexivas voltadas para as obras dos principais cordelistas brasileiros. Assim como a utilização lúdica de trechos do cordel popular para um breve panorama na morfologia da língua portuguesa e a variação linguística. As aulas planejadas ocorreram dentro do prazo estabelecido. Os alunos tiveram aulas sobre estruturação do poema de cordel bem como a oficina prática de xilogravura, realizada com materiais alternativos. Produziram coletivamente um poema de cordel, e suas produções foram expostas na culminância do projeto no dia final. Como resultados, mostraram bastante apreço pelas aulas, tendo em vista que o cordel traz justamente o lúdico para a sala de aula por meio de assuntos cotidianos, ao final, elaboraram um texto de análise sobre o que aprenderam com o projeto e qual a importância dele para suas vidas. Dessa forma, a leitura, de modo geral, propõe um novo olhar sobre as habilidades de comunicação, sendo; portanto, uma ferramenta para expandir os conhecimentos, o desenvolvimento do raciocínio, assim como a capacidade de interpretação de textos.