A CULTURA MAKER E O ENSINO DE QUÍMICA EM PROL DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90049 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3438 "inscrito_id" => 7312 "titulo" => "A CULTURA MAKER E O ENSINO DE QUÍMICA EM PROL DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "Nos últimos tempos a educação vem se modificando e recebendo cada vez mais modelos/ferramenta para uma melhor construção/elaboração da aprendizagem dos estudantes e nesse direcionamento está área recebe como grande potência educacional a cultura Maker, onde seu principal objetivo é a “mão na massa”, possibilitar a invenção e a solução de problemas; onde criar, modificar ou construir algum objeto é o foco. Dessa forma, no contexto pedagógico a cultura Maker busca explorar as atividades práticas em sala de aula, possibilitando a criação e resolução de problemas ao se construir protótipos, maquetes e outros objetos que visam desenvolver diferentes habilidades nos alunos, tornando-os protagonistas da sua própria aprendizagem. Assim, o objetivo deste trabalho visa analisar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ano do Ensino Médio a respeito da produção de estruturas moleculares através da proposta Maker. Dentro deste contexto, para o caráter metodológico da pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa com a aplicação de questionário para a obtenção dos resultados. Sendo assim, após o estudo dos conteúdos de ligações químicas e geometria molecular, os alunos foram direcionados para a montagem das moléculas com os materiais disponibilizados pelo professor da disciplina de Química. Por conseguinte, foi realizada a aplicação do questionário para os alunos e na aquisição das respostas, podemos observar um resultado muito satisfatório, pois todos os participantes da pesquisa gostaram da atividade realizada a partir da cultura Maker e isso ressalta gradativamente a importância de inserir novas metodologias de ensino na sala de aula, visto que não só nas aulas de Química, mas em todas as outras áreas, efetivando/motivando a aprendizagem mais e mais dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID7312_TB3438_06092022103315.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PÂMELA FERREIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "PÂMELA MARTINS" "autor_email" => "mpamellaferreira208@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90049 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3438 "inscrito_id" => 7312 "titulo" => "A CULTURA MAKER E O ENSINO DE QUÍMICA EM PROL DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "resumo" => "Nos últimos tempos a educação vem se modificando e recebendo cada vez mais modelos/ferramenta para uma melhor construção/elaboração da aprendizagem dos estudantes e nesse direcionamento está área recebe como grande potência educacional a cultura Maker, onde seu principal objetivo é a “mão na massa”, possibilitar a invenção e a solução de problemas; onde criar, modificar ou construir algum objeto é o foco. Dessa forma, no contexto pedagógico a cultura Maker busca explorar as atividades práticas em sala de aula, possibilitando a criação e resolução de problemas ao se construir protótipos, maquetes e outros objetos que visam desenvolver diferentes habilidades nos alunos, tornando-os protagonistas da sua própria aprendizagem. Assim, o objetivo deste trabalho visa analisar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ano do Ensino Médio a respeito da produção de estruturas moleculares através da proposta Maker. Dentro deste contexto, para o caráter metodológico da pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa com a aplicação de questionário para a obtenção dos resultados. Sendo assim, após o estudo dos conteúdos de ligações químicas e geometria molecular, os alunos foram direcionados para a montagem das moléculas com os materiais disponibilizados pelo professor da disciplina de Química. Por conseguinte, foi realizada a aplicação do questionário para os alunos e na aquisição das respostas, podemos observar um resultado muito satisfatório, pois todos os participantes da pesquisa gostaram da atividade realizada a partir da cultura Maker e isso ressalta gradativamente a importância de inserir novas metodologias de ensino na sala de aula, visto que não só nas aulas de Química, mas em todas as outras áreas, efetivando/motivando a aprendizagem mais e mais dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID7312_TB3438_06092022103315.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PÂMELA FERREIRA MARTINS" "autor_nome_curto" => "PÂMELA MARTINS" "autor_email" => "mpamellaferreira208@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }