Nos últimos tempos a educação vem se modificando e recebendo cada vez mais modelos/ferramenta para uma melhor construção/elaboração da aprendizagem dos estudantes e nesse direcionamento está área recebe como grande potência educacional a cultura Maker, onde seu principal objetivo é a “mão na massa”, possibilitar a invenção e a solução de problemas; onde criar, modificar ou construir algum objeto é o foco. Dessa forma, no contexto pedagógico a cultura Maker busca explorar as atividades práticas em sala de aula, possibilitando a criação e resolução de problemas ao se construir protótipos, maquetes e outros objetos que visam desenvolver diferentes habilidades nos alunos, tornando-os protagonistas da sua própria aprendizagem. Assim, o objetivo deste trabalho visa analisar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1º ano do Ensino Médio a respeito da produção de estruturas moleculares através da proposta Maker. Dentro deste contexto, para o caráter metodológico da pesquisa, adotou-se uma abordagem qualitativa com a aplicação de questionário para a obtenção dos resultados. Sendo assim, após o estudo dos conteúdos de ligações químicas e geometria molecular, os alunos foram direcionados para a montagem das moléculas com os materiais disponibilizados pelo professor da disciplina de Química. Por conseguinte, foi realizada a aplicação do questionário para os alunos e na aquisição das respostas, podemos observar um resultado muito satisfatório, pois todos os participantes da pesquisa gostaram da atividade realizada a partir da cultura Maker e isso ressalta gradativamente a importância de inserir novas metodologias de ensino na sala de aula, visto que não só nas aulas de Química, mas em todas as outras áreas, efetivando/motivando a aprendizagem mais e mais dos alunos.