O presente artigo tem por objetivos fazer um levantamento da legislação educacional sobre a diversidade sociocultural brasileira, presente nas diretrizes curriculares nacionais e seus desafios para a inclusão de um ensino na sala de aula, voltado às relações étnico-raciais, delimitando-se para o cumprimento da Lei 10.639/2003, atualmente reformulada pela Lei 11.645/2008. Abordaremos os dilemas do ensino de história africana e cultura afro-brasileira, tomando por base, experiências de professores/as relatadas em uma bibliografia sobre ensino de história e cultura afro-brasileira na sala de aula. Abordaremos os resultados de um ensino pautado na diversidade sociocultural brasileira, onde os estudantes negros passaram a ver e viver a cultura afro-brasileira em sua positividade, quando da formação do povo brasileiro. O texto que se segue, será estruturado numa análise bibliográfica que debruçou-se no estudo dos dilemas e desafios do ensino da história afro-brasileira na sala de aula. Estes dilemas referem-se aos próprios professores, que sentem dificuldades em lidar com o tema do negro e seu passado, quanto a aceitação dos estudantes frente à nossa diversidade étnica. Temos como “pares”, em nossa metodologia de pesquisa, a leitura e análise de trabalhos publicados por Lorene Santos, Amílcar Araújo Pereira, Martha Abreu, Rachel Soihet, entre outros, que não nos deixaram entrar sozinhos nessa provocante discussão.