O Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa (LP) do Curso de Letras/CH não distingue ensino de língua e literatura, portanto, não existe uma orientação específica para os licenciandos trabalharem o literário nas escolas-campo. E, partindo do pressuposto de que as aulas de literatura e teoria literária focam mais na análise literária, surgiram os questionamentos: que fundamentos teóricos da graduação embasam as aulas de literatura brasileira, ministradas por licenciados nas escolas, durante o Estágio Supervisionado III? Esses fundamentos contribuem para dinamizar/inovar o ensino de literatura na escola básica? Tomando por base as questões aludidas, objetivou-se analisar 05 práticas didáticas de literatura, já realizadas/registradas em Relatórios de Estágio de LP, com o propósito de discutir os pressupostos teóricos que subjazem tais práticas didáticas e seus efeitos sobre o ensino de literatura, nas escolas. Para contemplar esse objetivo, algumas reflexões sobre estágio e ensino de literatura. E, metodologicamente, a pesquisa qualitativa com abordagem documental/interpretativista O corpus da pesquisa foi constituído por 05 (cinco) Relatórios de Estágio Supervisionado III. Os procedimentos de pesquisa constituíram-se em três partes: Seleção de relatórios (2022.1), leitura e análise destes relatórios, enfatizado a literatura e, a escrita do presente artigo. Os resultados foram: duas propostas de aulas de literatura exploraram o contexto intertextual/interdisciplinar e valorizaram a questão da recepção. Mas em três relatórios as propostas seguiram o planejamento do Livro Didático de Língua Portuguesa e não trouxeram inovações. Salienta-se que a historiografia e o biografismo ainda se encontram presentes.