Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETUALIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DO DIREITO DAS CRIANÇAS À CIDADE

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O artigo apresenta uma discussão sobre o desenvolvimento de projetos que se coadunam com o desenvolvimento do trabalho pedagógico junto às crianças pequenas e as práticas de extensão no âmbito da universidade; discorrendo sobre o desenvolvimento de projetualidades no fazer docente que resguardam o fortalecimento do direito das crianças à cidade bem como a ampliação de tal temática nos processos de formação continuada de professores que atuam da educação infantil. Metodologicamente, este artigo envolve uma pesquisa bibliográfica que oferece as bases conceituais para a apresentação de um relato de experiência que compõe o trabalho. O referencial teórico utilizado tem base nas discussões recentes de Gobbi, Leite e Anjos (2021), Dahlberg, Moss e Pence (2019) e Barbosa e Horn (2008). Assim, além de apresentar conceitos fundamentais para a discussão, o presente trabalho busca apresentar os resultados parciais do Projeto de extensão “Arruando pela UFAL e por todos os lugares: um projeto de vivências das crianças da Unidade de Educação Infantil Professora Telma Vitória no campus universitário e na cidade de Maceió. Os resultados parciais, obtidos na primeira fase do projeto, por meio da análise de registros audiovisuais, da observação e do acompanhamento das pesquisas das crianças apontam que promover ações que ampliam as possibilidades de vivências das crianças pequenas para além dos espaços físicos internos das unidades, fortalecem a construção de significados diversos, aguçam a percepção sobre o mundo, fortalecem os vínculos entre elas e os adultos, enriquecem os repertórios , instigam a formulação de perguntas e as possibilidades de investigações sobre o mundo. Compreendemos ainda, que o desenvolvimento de projetos pedagógicos e de extensão, a partir dos resultados que eles apresentam, possibilitam uma importante fonte de estudos empíricos que agregam aos processos formativos contínuos de docentes na educação infantil.

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