A reforma do ensino médio trouxe consigo a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela prevê o desenvolvimento de competências gerais e específicas para cada área de conhecimento. Nas Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), a BNCC propõe um aprofundamento dos estudos das temáticas: Matéria e Energia (ME); Vida e Evolução (VE); Terra e Universo (TU). Assim, almeja-se desenvolver a argumentação dos estudantes, para que o estudo de CNT oportunize a formação de cidadãos críticos. Diante disso, este trabalho discute os resultados de uma revisão da literatura sobre a abordagem dessas temáticas nos principais eventos e periódicos nacionais na área de ensino de Química na última década (Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ; Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC; e Revista Química Nova - QN, Revista Química Nova na Escola - QNEsc). Foram identificados 69 trabalhos - 41 sobre ME, 18 sobre TU, e 10 sobre VE. A maioria dos trabalhos foi publicada em eventos (ENPEC – 46; ENEQ - 14). Observou-se que os trabalhos (33) discutem, majoritariamente, possibilidades de ensino (sequências didáticas, jogos ou outro material didático), enquanto os demais exploram revisão bibliográfica (23) ou relatos de experiência (13). Essa tendência também foi verificada ao analisar, separadamente, ME e TU. Entretanto, para VE 5 dos 10 trabalhos são de revisão bibliográfica. Os resultados revelam que, embora a implementação da BNCC seja recente, o interesse pelas temáticas supracitadas já existe há alguns anos, fato constatado pelo número de trabalhos publicados. Além disso, percebe-se que a literatura atual pode auxiliar os professores e gestores que atuam nessa implementação, em especial, ao discutir possibilidades de ensino envolvendo as três temáticas. Ademais, as experiências em sala de aula podem auxiliar os docentes no processo criativo de planejamento e na reflexão acerca dos resultados obtidos pelos autores.