Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POSSIBILIDADES DO ENSINO DA DANÇA ESCOLAR POR MEIO DA LITERATURA DE ARIANO SUASSUNA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90189
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3613
    "inscrito_id" => 15827
    "titulo" => "POSSIBILIDADES DO ENSINO DA DANÇA ESCOLAR POR MEIO DA LITERATURA DE ARIANO SUASSUNA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A dança é um conteúdo curricular da educação básica que está inserido de forma tímida no âmbito escolar, apenas como meio de apresentações festivas no final de cada semestre, o que termina restringindo seu lado educativo e pedagógico. Na escola, a dança permite ao aluno usufruir de inúmeros benefícios, desde seus aspectos psicomotores a discussões sobre a cultura de cada região. Este relato tem por objetivo descrever vivências pedagógicas com abordagem ao conteúdo dança, realizada por graduandos da Universidade Estadual do Piauí em uma escola pública municipal, situada na cidade de Teresina-PI. Esta pesquisa foi do tipo transversal, desenvolvido com 60 alunos do 2° e 4° ano do ensino fundamental. Por meio de abordagens teóricas e práticas, trabalhou-se a temática dança com abordagem literária ao poeta Ariano Suassuna. Foram realizadas aulas em sala para explanação do conteúdo e práticas com a construção de coreografias características da cultura local. Observou-se que a proposta de desenvolver o conteúdo dança com a abordagem a literatura permitiu aos escolares vivenciarem novos conhecimentos, desenvolver seu repertorio motor e aflorar seus conhecimentos acerca da cultura nordestina. Conclui-se que a prática pedagógica é importante tanto na formação inicial do acadêmico de licenciatura quanto para a escola que recebe novos projetos de intervenção."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID15827_TB3613_10082022235614.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÁUDIO FERNANDO GOMES GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "CLÁUDIO"
    "autor_email" => "claudiofernando43006@gmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90189
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3613
    "inscrito_id" => 15827
    "titulo" => "POSSIBILIDADES DO ENSINO DA DANÇA ESCOLAR POR MEIO DA LITERATURA DE ARIANO SUASSUNA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A dança é um conteúdo curricular da educação básica que está inserido de forma tímida no âmbito escolar, apenas como meio de apresentações festivas no final de cada semestre, o que termina restringindo seu lado educativo e pedagógico. Na escola, a dança permite ao aluno usufruir de inúmeros benefícios, desde seus aspectos psicomotores a discussões sobre a cultura de cada região. Este relato tem por objetivo descrever vivências pedagógicas com abordagem ao conteúdo dança, realizada por graduandos da Universidade Estadual do Piauí em uma escola pública municipal, situada na cidade de Teresina-PI. Esta pesquisa foi do tipo transversal, desenvolvido com 60 alunos do 2° e 4° ano do ensino fundamental. Por meio de abordagens teóricas e práticas, trabalhou-se a temática dança com abordagem literária ao poeta Ariano Suassuna. Foram realizadas aulas em sala para explanação do conteúdo e práticas com a construção de coreografias características da cultura local. Observou-se que a proposta de desenvolver o conteúdo dança com a abordagem a literatura permitiu aos escolares vivenciarem novos conhecimentos, desenvolver seu repertorio motor e aflorar seus conhecimentos acerca da cultura nordestina. Conclui-se que a prática pedagógica é importante tanto na formação inicial do acadêmico de licenciatura quanto para a escola que recebe novos projetos de intervenção."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID15827_TB3613_10082022235614.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÁUDIO FERNANDO GOMES GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "CLÁUDIO"
    "autor_email" => "claudiofernando43006@gmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A dança é um conteúdo curricular da educação básica que está inserido de forma tímida no âmbito escolar, apenas como meio de apresentações festivas no final de cada semestre, o que termina restringindo seu lado educativo e pedagógico. Na escola, a dança permite ao aluno usufruir de inúmeros benefícios, desde seus aspectos psicomotores a discussões sobre a cultura de cada região. Este relato tem por objetivo descrever vivências pedagógicas com abordagem ao conteúdo dança, realizada por graduandos da Universidade Estadual do Piauí em uma escola pública municipal, situada na cidade de Teresina-PI. Esta pesquisa foi do tipo transversal, desenvolvido com 60 alunos do 2° e 4° ano do ensino fundamental. Por meio de abordagens teóricas e práticas, trabalhou-se a temática dança com abordagem literária ao poeta Ariano Suassuna. Foram realizadas aulas em sala para explanação do conteúdo e práticas com a construção de coreografias características da cultura local. Observou-se que a proposta de desenvolver o conteúdo dança com a abordagem a literatura permitiu aos escolares vivenciarem novos conhecimentos, desenvolver seu repertorio motor e aflorar seus conhecimentos acerca da cultura nordestina. Conclui-se que a prática pedagógica é importante tanto na formação inicial do acadêmico de licenciatura quanto para a escola que recebe novos projetos de intervenção.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.