Este estudo faz parte do projeto de pesquisa “O ensino de geografia e a educação das relações étnico-raciais: análises a partir da temática história e cultura afro-brasileira e indígena”, a qual teve como pretensão refletir acerca dos desdobramentos da temática história e cultura afro-brasileira e indígena no ensino da Geografia na rede pública de educação básica do estado de Pernambuco. Neste sentido, o estudo buscou investigar e analisar as principais dificuldades e desafios impostos à educação básica, com ênfase à educação das relações étnico-raciais, pela pandemia da COVID-1. Assim, dispondo como discussão as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito da Geografia escolar para trabalhar as especificidades do tema proposto. Desse modo, o objetivo principal desta pesquisa foi analisar pareceres, normativas, decretos e leis que regem o cenário do ensino remoto no estado de Pernambuco e a educação das relações étnico-raciais. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada pesquisa bibliográfica, análise documental e aplicação de questionário via google forms com os professores do componente curricular Geografia da rede estadual de Pernambuco. Foi possível constatar que existem normativas que regem e fomentam a inserção da educação das relações étnico-raciais e da temática história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo da Geografia Escolar. Entretanto, apesar de haver todo esse aparato legislativo e jurídico, ainda ocorre de maneira lenta no componente curricular de Geografia a implementação da Lei 0.639/2003 e 11.645/2008. Foram constatados empecilhos por meio da comunidade externa ao trabalhar os temas relacionados à temática. Há duas explicações que impedem executar as leis citadas anteriormente e trazem à tona o racismo estrutural; a não valorização da diversidade cultural do Brasil e a ação de movimentos neopentecostais que nos últimos anos ganharam maior protagonismo intensificam os preconceitos e a perseguição às religiões de raízes africanas, cujo embargo acarreta na discriminação e no racismo estrutural.