A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DA PRÁTICA EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90303 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3894 "inscrito_id" => 8978 "titulo" => "A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DA PRÁTICA EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Contar histórias, brincar de advinha, imitar animais, promover jogos são atividades que fazem parte da infância, do mundo da criança. Este trabalho propõe-se a analisar a importância de atividades lúdicas na educação infantil, uma vez que as atividades lúdicas são indispensáveis para o desenvolvimento sadio da criança e para a construção dos conhecimentos, já que possibilitam o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos. Esta pesquisa está fundamentada nos seguintes autores, como Vygotsky (1984), Santos (1999), Sneyders (1996), Marcelino (1990) e outros que abordam a temática da ludicidade no desenvolvimento infantil e na educação. Utilizamos o método qualitativo no desenvolvimento deste traabalho, com revisão bibliográfica sobre o tema e uma pesquisa-ação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Cândido, localizada na cidade de São bento Paraíba, onde foram desenvolvidas várias atividades lúdicas na sala de aula com as crianças com o objetivo de promover a atividade através de atividades lúdicas. Observamos nas crianças, que participaram dessas atividades, uma maior concentração e interesse em participar das aulas. Não é interessante que fatores como esses impeçam às crianças terem uma educação pautada no seu desenvolvimento, e como dito no decorrer das discussões deste trabalho, um desenvolvimento com alegria, prazer, felicidade, diversão e interação, proporcionado pelas atividades lúdicas, pois a criança tem direito ao seu mundo imaginário e as brincadeiras. Dessa forma, é muito relevante a prática da ludicidade na sala de aula. Palavras-chave: Educação Infantil, ludicidade, sala de aula, aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID8978_TB3894_24082022204628.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Roberto Diniz" "autor_email" => "robertodinizaeemd@hotmail" "autor_ies" => "UFLO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90303 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3894 "inscrito_id" => 8978 "titulo" => "A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DA PRÁTICA EM SALA DE AULA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "Contar histórias, brincar de advinha, imitar animais, promover jogos são atividades que fazem parte da infância, do mundo da criança. Este trabalho propõe-se a analisar a importância de atividades lúdicas na educação infantil, uma vez que as atividades lúdicas são indispensáveis para o desenvolvimento sadio da criança e para a construção dos conhecimentos, já que possibilitam o desenvolvimento da percepção, da imaginação, da fantasia e dos sentimentos. Esta pesquisa está fundamentada nos seguintes autores, como Vygotsky (1984), Santos (1999), Sneyders (1996), Marcelino (1990) e outros que abordam a temática da ludicidade no desenvolvimento infantil e na educação. Utilizamos o método qualitativo no desenvolvimento deste traabalho, com revisão bibliográfica sobre o tema e uma pesquisa-ação na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Cândido, localizada na cidade de São bento Paraíba, onde foram desenvolvidas várias atividades lúdicas na sala de aula com as crianças com o objetivo de promover a atividade através de atividades lúdicas. Observamos nas crianças, que participaram dessas atividades, uma maior concentração e interesse em participar das aulas. Não é interessante que fatores como esses impeçam às crianças terem uma educação pautada no seu desenvolvimento, e como dito no decorrer das discussões deste trabalho, um desenvolvimento com alegria, prazer, felicidade, diversão e interação, proporcionado pelas atividades lúdicas, pois a criança tem direito ao seu mundo imaginário e as brincadeiras. Dessa forma, é muito relevante a prática da ludicidade na sala de aula. Palavras-chave: Educação Infantil, ludicidade, sala de aula, aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID8978_TB3894_24082022204628.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "Roberto Diniz" "autor_email" => "robertodinizaeemd@hotmail" "autor_ies" => "UFLO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }