Os Livros Didáticos (LD) são recursos importantes para os processos educativos. Para sua escolha é necessário atender a alguns critérios estabelecidos no Plano Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), com vistas a contemplar as especificidades locais. Este artigo objetiva analisar o livro didático utilizado em turmas da 2.ª série do Ensino Médio de uma Escola Estadual em Senhor do Bonfim. Trata-se do resultado de um Caso de Ensino promovido pelo Estágio Supervisionado IV, do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII. O Caso, nesse sentido, ao criar narrativas em que se assumisse o protagonismo de algumas situações didáticas, propôs ao estagiário participar e contribuir com a análise de um LD de Matemática, estrategicamente o da turma em que se estava estagiando. Para essa análise utilizamos um roteiro utilizado pelas autoras Rosa, Ribas e Barazzuti (2012). Nesse ínterim, seguimos o seguinte roteiro: i) a identificação do livro; ii) a distribuição dos campos da matemática escolar; iii) seleção e articulação dos conteúdos; iv) metodologias; e v) contextualização. Sendo assim, para uma análise mais detalhada, escolhemos dois conteúdos (Porcentagem e Juros; Proporcionalidade e Semelhança), um em cada livro analisado (para essa série, em particular, são destinados dois livros didáticos). Percebemos, a partir desse movimento de análise, como são desenvolvidos esses assuntos nos livros. Além disso, notamos que os exercícios propostos são elaborados e contextualizados, permitindo aos estudantes validar diferentes estratégias matemáticas; e, também, as diversas possibilidades de metodologias, como História da Matemática, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), a Ludicidade, Modelagem, entre outras. Esse processo de análise dos Livros Didáticos foi um movimento importante para nossa formação, enquanto futuros professores de Matemática, sobretudo ao possibilitar entendermos os mecanismos da escolha do livro que será utilizado durante um período nas escolas.