O estudo em desenvolvimento tem como objeto a iniciação à docência como experiência formativa no contexto ora estudado. Nasceu da experiência do PIBID-CAPES/CAA/UFPE realizada no curso de Pedagogia, em parceria com uma escola pública municipal, em Caruaru-PE. A questão central é: Como o PIBID se estrutura enquanto espaço de formação para a iniciação à docência? Objetivo geral: Compreender como o PIBID se estrutura enquanto estratégia formativa de iniciação à docência. E específicos: i) Identificar até que ponto os objetivos do PIBID se revelam na formação inicial docente. ii) Identificar as ações realizadas no PIBID enquanto estratégias formativas na iniciação à docência. iii) Analisar as contribuições que as ações desenvolvidas têm trazido para a iniciação docente. Para tratar da iniciação à docência adotamos Neto e Santiago (2006); Penin, Martinez e Arantes (2009) que abordam a complexidade da profissão docente; Tiballi e Chaves (2003) que tratam as concepções e práticas em formação de professores, relacionando com as políticas educacionais e a repercussão em sala de aula. Os procedimentos metodológicos adotados são a análise documental e o questionário. Os sujeitos são dois iniciantes à docência, tratados como ID1, ID2. Os eixos tratados no questionário contemplaram: a) A materialização dos objetivos do PIBID na iniciação à docência; e b) Ações realizadas no PIBID enquanto estratégias formativas. Os dados construídos até então, mostram que em relação aos objetivos do Programa, estes norteiam um conjunto de ações trabalhadas com os iniciantes à docência, a fim de que vivam experiências significativas de planejar, desenvolver aulas e de refletir sua atuação balizada pelo aporte teórico tratado. Analisar os objetivos do Programa é fundamental para que possamos averiguar se há coerência ou não das ações desenvolvidas até então. Quanto às ações realizadas no PIBID enquanto estratégias formativas, temos que as ações evidenciam o que o professor pode trabalhar a partir da diversidade de níveis de aprendizagem presentes no grupo de alunos. Os resultados mostram que a experiência do PIBID se constitui como eixo estruturante da formação ao propiciar um conjunto de estratégias formativas em destaque. O aprender a lidar com a cultura escolar, marcada pelas adversidades e o planejamento para um grupo com tantas diferenças, são procedimentos fundamentais ao processo formativo, e que sem o PIBID não teríamos a possibilidade de analisar os casos reais presentes na escola, retomar os estudos teóricos, planejar, fazer a intervenção e colher os resultados. E por fim, a experiência nos possibilita ainda, articular o ensino e a pesquisa, enquanto experiência constitutiva da docência, concebida como ponto alto do Programa.