Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ESTILOS DE APRENDIZAGEM E RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA A MATEMÁTICA DA EJA NUMA PERSPECTIVA DE KOLB

Palavra-chaves: ESTILOS DE APRENDIZAGEM., MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS., EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8775
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1790
    "inscrito_id" => 1278
    "titulo" => "ESTILOS DE APRENDIZAGEM E RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA A MATEMÁTICA DA EJA NUMA PERSPECTIVA DE KOLB"
    "resumo" => "A Matemática é uma disciplina que apresenta uma roupagem histórica de reprovações, desistências e fracassos, o que faz com que jovens e adultos se orgulhem de expressar o seu dissabor por ela. Quando se trata do ensino na modalidade de Jovens e Adultos - EJA - não é diferente. Por essa razão, é preciso dar uma nova abordagem a essa disciplina, utilizando, sempre que possível, recursos didáticos digitais, como softwares educativos, jogos eletrônicos, simuladores virtuais etc., e articular o cotidiano digital com os conteúdos curriculares. Nessa perspectiva, objetivamos, neste texto, apresentar um relato sobre os estilos de aprendizagem e os recursos didáticos digitais para a Matemática da EJA numa perspectiva de Kolb (1984). Trata-se de uma experiência vivenciada em nossa atividade de Estágio de Docência do Curso de Mestrado Profissional da UEPB. Para isso, buscamos apoio teórico nas pesquisas e nos escritos de autores como Dante (2002), Lorenzato (2006), Pais (2000), Kolb (1984), entre outros. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos foram 19 alunos de duas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio: nove do 1º ano A e dez do 1º ano B. Entre os resultados coletados, um que nos chamou a atenção foi que, nas duas turmas, o estilo de aprendizagem predominante foi o mesmo - Estilo Divergente. Esta pesquisa nos leva a compreender que os alunos de EJA pesquisados apresentam algumas características específicas, como aprender com base na experiência concreta e na observação reflexiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "ESTILOS DE APRENDIZAGEM., MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS., EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_11_2014_19_16_37_idinscrito_1278_68622e70d6e4a0b462ab7cc3c413a97d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISAIAS PESSOA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ISAÍAS PESSOA"
    "autor_email" => "isaias-65@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8775
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1790
    "inscrito_id" => 1278
    "titulo" => "ESTILOS DE APRENDIZAGEM E RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA A MATEMÁTICA DA EJA NUMA PERSPECTIVA DE KOLB"
    "resumo" => "A Matemática é uma disciplina que apresenta uma roupagem histórica de reprovações, desistências e fracassos, o que faz com que jovens e adultos se orgulhem de expressar o seu dissabor por ela. Quando se trata do ensino na modalidade de Jovens e Adultos - EJA - não é diferente. Por essa razão, é preciso dar uma nova abordagem a essa disciplina, utilizando, sempre que possível, recursos didáticos digitais, como softwares educativos, jogos eletrônicos, simuladores virtuais etc., e articular o cotidiano digital com os conteúdos curriculares. Nessa perspectiva, objetivamos, neste texto, apresentar um relato sobre os estilos de aprendizagem e os recursos didáticos digitais para a Matemática da EJA numa perspectiva de Kolb (1984). Trata-se de uma experiência vivenciada em nossa atividade de Estágio de Docência do Curso de Mestrado Profissional da UEPB. Para isso, buscamos apoio teórico nas pesquisas e nos escritos de autores como Dante (2002), Lorenzato (2006), Pais (2000), Kolb (1984), entre outros. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos foram 19 alunos de duas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio: nove do 1º ano A e dez do 1º ano B. Entre os resultados coletados, um que nos chamou a atenção foi que, nas duas turmas, o estilo de aprendizagem predominante foi o mesmo - Estilo Divergente. Esta pesquisa nos leva a compreender que os alunos de EJA pesquisados apresentam algumas características específicas, como aprender com base na experiência concreta e na observação reflexiva."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "ESTILOS DE APRENDIZAGEM., MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS., EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_13_11_2014_19_16_37_idinscrito_1278_68622e70d6e4a0b462ab7cc3c413a97d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISAIAS PESSOA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ISAÍAS PESSOA"
    "autor_email" => "isaias-65@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A Matemática é uma disciplina que apresenta uma roupagem histórica de reprovações, desistências e fracassos, o que faz com que jovens e adultos se orgulhem de expressar o seu dissabor por ela. Quando se trata do ensino na modalidade de Jovens e Adultos - EJA - não é diferente. Por essa razão, é preciso dar uma nova abordagem a essa disciplina, utilizando, sempre que possível, recursos didáticos digitais, como softwares educativos, jogos eletrônicos, simuladores virtuais etc., e articular o cotidiano digital com os conteúdos curriculares. Nessa perspectiva, objetivamos, neste texto, apresentar um relato sobre os estilos de aprendizagem e os recursos didáticos digitais para a Matemática da EJA numa perspectiva de Kolb (1984). Trata-se de uma experiência vivenciada em nossa atividade de Estágio de Docência do Curso de Mestrado Profissional da UEPB. Para isso, buscamos apoio teórico nas pesquisas e nos escritos de autores como Dante (2002), Lorenzato (2006), Pais (2000), Kolb (1984), entre outros. A metodologia empregada foi de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Os sujeitos foram 19 alunos de duas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino médio: nove do 1º ano A e dez do 1º ano B. Entre os resultados coletados, um que nos chamou a atenção foi que, nas duas turmas, o estilo de aprendizagem predominante foi o mesmo - Estilo Divergente. Esta pesquisa nos leva a compreender que os alunos de EJA pesquisados apresentam algumas características específicas, como aprender com base na experiência concreta e na observação reflexiva.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.