DE OLHO NO DISCURSO DO WHATSAPP: ANÁLISE DA IDENTIDADE DO ALUNO/PARTICIPANTE DE OFICINA DO PIBID
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8635 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 687 "inscrito_id" => 3704 "titulo" => "DE OLHO NO DISCURSO DO WHATSAPP: ANÁLISE DA IDENTIDADE DO ALUNO/PARTICIPANTE DE OFICINA DO PIBID" "resumo" => "A inserção das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) no processo de ensino aprendizagem tem se tornado uma necessidade quase que implacável nas práticas educacionais da modernidade. Partindo da problemática de que o aluno se vê como um sujeito ainda desconhecedor da pertinência das redes sociais em atividades de leitura e escrita, o presente artigo visa a discutir a identidade do aluno/participante de uma oficina de leitura e escrita ministrada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, localizada na cidade de Sousa/PB. Objetivamos, assim, analisar o perfil desses alunos/participantes, a partir de suas falas postadas em diálogos travados em um grupo criado no aplicativo WhatsApp. Para tanto, a fim de subsidiar teoricamente as abordagens, recorremos aos pensamentos de Foucault (2007; 2009) acerca de discurso; Hall (2009) sobre identidade e Carvalho (1999), Recuero (2009), Valente (1999) acerca do uso de redes sociais no processo educativo. Reportando-nos do método dedutivo e de uma abordagem qualitativa, buscamos enxergar, através dos comentários iniciais postados, como a identidade passa a ser construída pelas impressões sobre o perfil do leitor/usuário desse aplicativo. Assim sendo, constatamos que os discursos veiculados no WhatsApp conseguem construir uma identidade de um leitor/usuário proficiente tanto no uso do aplicativo quanto na prática de leitura de diversos gêneros textuais/discursivos, fazendo com que o olhar às novas mídias se aguce em novas práticas didático-pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "DISCURSO DO WHATSAPP, OFICINA DO PIBID, LEITURA E ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_23_35_35_idinscrito_3704_85cd9998ecbc5d54ea555c6ea3eac1e2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCENILTON CESÁRIO DA COSTA" "autor_nome_curto" => "JOCENILTON COSTA" "autor_email" => "newton.costa.jp@hotmail.c" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BATISTA LEITE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8635 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 687 "inscrito_id" => 3704 "titulo" => "DE OLHO NO DISCURSO DO WHATSAPP: ANÁLISE DA IDENTIDADE DO ALUNO/PARTICIPANTE DE OFICINA DO PIBID" "resumo" => "A inserção das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) no processo de ensino aprendizagem tem se tornado uma necessidade quase que implacável nas práticas educacionais da modernidade. Partindo da problemática de que o aluno se vê como um sujeito ainda desconhecedor da pertinência das redes sociais em atividades de leitura e escrita, o presente artigo visa a discutir a identidade do aluno/participante de uma oficina de leitura e escrita ministrada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite, localizada na cidade de Sousa/PB. Objetivamos, assim, analisar o perfil desses alunos/participantes, a partir de suas falas postadas em diálogos travados em um grupo criado no aplicativo WhatsApp. Para tanto, a fim de subsidiar teoricamente as abordagens, recorremos aos pensamentos de Foucault (2007; 2009) acerca de discurso; Hall (2009) sobre identidade e Carvalho (1999), Recuero (2009), Valente (1999) acerca do uso de redes sociais no processo educativo. Reportando-nos do método dedutivo e de uma abordagem qualitativa, buscamos enxergar, através dos comentários iniciais postados, como a identidade passa a ser construída pelas impressões sobre o perfil do leitor/usuário desse aplicativo. Assim sendo, constatamos que os discursos veiculados no WhatsApp conseguem construir uma identidade de um leitor/usuário proficiente tanto no uso do aplicativo quanto na prática de leitura de diversos gêneros textuais/discursivos, fazendo com que o olhar às novas mídias se aguce em novas práticas didático-pedagógicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL" "palavra_chave" => "DISCURSO DO WHATSAPP, OFICINA DO PIBID, LEITURA E ESCRITA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_23_35_35_idinscrito_3704_85cd9998ecbc5d54ea555c6ea3eac1e2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOCENILTON CESÁRIO DA COSTA" "autor_nome_curto" => "JOCENILTON COSTA" "autor_email" => "newton.costa.jp@hotmail.c" "autor_ies" => "ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BATISTA LEITE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }