A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS, TEMPOS DE PANDEMIA: A PERPECTIVA DOS PAIS SOBRE A APRENDIZAGEM
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90456 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4098 "inscrito_id" => 15958 "titulo" => "A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS, TEMPOS DE PANDEMIA: A PERPECTIVA DOS PAIS SOBRE A APRENDIZAGEM" "resumo" => "Diante da nova realidade educacional vivenciada pela pandemia COVID-19, é importante ressaltar que embora escolas e creches não tenham aulas presenciais, elas têm sido realizadas remotamente por meio de ferramentas técnicas como Google Meetings, Google forms, WhatsApp e outros. Aqueles que disseminam o conhecimento para todos os alunos por meio de cursos a distância. Nessa nova situação, pais e professores, como intermediários dos saberes das crianças, precisam se reinventar e se adaptar a essa situação vivida. Portanto, diante de eventuais situações atípicas no cenário educacional, pais e professores devem trabalhar juntos para a transferência de conhecimentos, é a chave para refletir sobre a qualidade da aprendizagem obtida no ensino a distância. Nesse percalço o presente trabalho traz como objetivo geral refletir sobre a perspectiva da família acerca da qualidade aprendizagem nas aulas remotas. A metodologia partiu de uma abordagem qualitativa do tipo descrita com estudo de caso, onde conta com dados coletados em uma entrevista semiestruturada com 4 pais/responsáveis de alunos que estão vivenciando o cenário de aulas online, que cujos os dados foram confrontados com recortes bibliográficos para fomentar ainda mais tal discussão. Por fim pontua-se que com base nos achados trazidos neste foi possível perceber que a aprendizagem em tempos de pandemia não tem sido uma tarefa fácil e que requer um apoio de todos os envolvidos ou seja, pais e professores para mediarem esse processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15958_TB4098_06092022052132.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA RAILENE CARVALHO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "RAILENE" "autor_email" => "railenenascimento1@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90456 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4098 "inscrito_id" => 15958 "titulo" => "A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS, TEMPOS DE PANDEMIA: A PERPECTIVA DOS PAIS SOBRE A APRENDIZAGEM" "resumo" => "Diante da nova realidade educacional vivenciada pela pandemia COVID-19, é importante ressaltar que embora escolas e creches não tenham aulas presenciais, elas têm sido realizadas remotamente por meio de ferramentas técnicas como Google Meetings, Google forms, WhatsApp e outros. Aqueles que disseminam o conhecimento para todos os alunos por meio de cursos a distância. Nessa nova situação, pais e professores, como intermediários dos saberes das crianças, precisam se reinventar e se adaptar a essa situação vivida. Portanto, diante de eventuais situações atípicas no cenário educacional, pais e professores devem trabalhar juntos para a transferência de conhecimentos, é a chave para refletir sobre a qualidade da aprendizagem obtida no ensino a distância. Nesse percalço o presente trabalho traz como objetivo geral refletir sobre a perspectiva da família acerca da qualidade aprendizagem nas aulas remotas. A metodologia partiu de uma abordagem qualitativa do tipo descrita com estudo de caso, onde conta com dados coletados em uma entrevista semiestruturada com 4 pais/responsáveis de alunos que estão vivenciando o cenário de aulas online, que cujos os dados foram confrontados com recortes bibliográficos para fomentar ainda mais tal discussão. Por fim pontua-se que com base nos achados trazidos neste foi possível perceber que a aprendizagem em tempos de pandemia não tem sido uma tarefa fácil e que requer um apoio de todos os envolvidos ou seja, pais e professores para mediarem esse processo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15958_TB4098_06092022052132.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA RAILENE CARVALHO DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "RAILENE" "autor_email" => "railenenascimento1@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }