Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: A MERITOCRACIA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) EM RELAÇÃO AS OUTRAS DISCIPLINAS

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo tem como temática a meritocracia das disciplinas em relação à Educação Física no ensino médio. Tem-se como problemática: como a avaliação externa escolar e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), interferem na valorização de determinadas disciplinas, diante da etapa da Educação Física no ensino médio, buscando analisar através do processo do ENEM como a meritocracia, em relação às outras disciplinas, pode influenciar na desvalorização da disciplina Educação Física. Em relação aos referenciais teóricos e metodológicos, teve-se como base teórica estudos relacionados com as temáticas da Educação Física no ensino médio, meritocracia, avaliações externas e o ENEM. Portanto, a metodologia foi elaborada através do tipo de pesquisa bibliográfica, por meio dos documentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dos Parâmetros Curriculares Nacional (PCN’S), como também as provas do ENEM, com os princípios de estudos exploratórios e com a abordagem de análise qualitativa, e simultaneamente com a análise comparativa dos dados, estes princípios metodológicos, tem a finalidade de aprimorar e atualizar certos conhecimentos através de análises científicas de obras já publicadas. Após analisar e confrontar as provas do ENEM e as bases bibliográficas, verificou-se que no resultado final a Educação Física não ocupa um lugar igualitário junto com as outras disciplinas no processo de avaliação nacional.

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