Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEDIAÇÃO POR JOGO DIGITAL NA PRÉ-ESCOLA: COOPERAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENTRE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90590
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4279
    "inscrito_id" => 17183
    "titulo" => "MEDIAÇÃO POR JOGO DIGITAL NA PRÉ-ESCOLA: COOPERAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENTRE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES."
    "resumo" => "Investigam-se alguns processos de processos de cognição social implicados nas interações entre duas crianças pré-escolares com o manejo de um jogo digital especialmente criado para explorar comportamentos de cooperação e resolução de problemas. As crianças têm idades inferiores a seis anos, ambas do sexo masculino, uma delas diagnosticada com autismo e a outra apresentando um desenvolvimento típico. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. O jogo digital foi especialmente criado focalizando situações de resolução de problemas demandando cooperação entre os pares usuários do instrumento. O plano de elaboração do jogo adotou uma referência técnica de livre acesso (ferramenta Construct) e ampla literatura científica sobre cognição social circunscrita à primeira infância. A aplicação do jogo e coleta de dados deu-se em uma sala de atividades de uma pré-escola da rede pública do sertão pernambucano. A análise dos dados tomou a perspectiva microgenética recortando as significações das ações e diálogos entre os sujeitos implicados. A investigação de processos de cognição social determina que focalizemos o modo como os sujeitos processam informações emocionais e sociais nos campos da interação social. Verbalizações das duas crianças indicavam que compreendiam a funcionalidade dos objetos digitais, embora ao executar os comandos apresentassem prejuízos dada a imaturidade motora; seus desempenhos podem ter sido ainda afetados pela natureza do equipamento utilizado (notebook e teclado estreitos). A criança com autismo apresentou comportamento com maior grau de ansiedade ao ter que operar com controle inibitório para permitir a ação do seu parceiro, por vezes dominando a manipulação do teclado para executar a ação por seu parceiro. Verificou-se que o desempenho dos sujeitos não diferiu significativamente em termos de competência para o manejo do jogo, compreendendo o que propunha seus desafios e o que demandava o contexto interacional em termos cognitivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17183_TB4279_05122022210157.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELTON ANDRÉ SILVA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "ELTON CASTRO"
    "autor_email" => "castroelton@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90590
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4279
    "inscrito_id" => 17183
    "titulo" => "MEDIAÇÃO POR JOGO DIGITAL NA PRÉ-ESCOLA: COOPERAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENTRE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES."
    "resumo" => "Investigam-se alguns processos de processos de cognição social implicados nas interações entre duas crianças pré-escolares com o manejo de um jogo digital especialmente criado para explorar comportamentos de cooperação e resolução de problemas. As crianças têm idades inferiores a seis anos, ambas do sexo masculino, uma delas diagnosticada com autismo e a outra apresentando um desenvolvimento típico. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. O jogo digital foi especialmente criado focalizando situações de resolução de problemas demandando cooperação entre os pares usuários do instrumento. O plano de elaboração do jogo adotou uma referência técnica de livre acesso (ferramenta Construct) e ampla literatura científica sobre cognição social circunscrita à primeira infância. A aplicação do jogo e coleta de dados deu-se em uma sala de atividades de uma pré-escola da rede pública do sertão pernambucano. A análise dos dados tomou a perspectiva microgenética recortando as significações das ações e diálogos entre os sujeitos implicados. A investigação de processos de cognição social determina que focalizemos o modo como os sujeitos processam informações emocionais e sociais nos campos da interação social. Verbalizações das duas crianças indicavam que compreendiam a funcionalidade dos objetos digitais, embora ao executar os comandos apresentassem prejuízos dada a imaturidade motora; seus desempenhos podem ter sido ainda afetados pela natureza do equipamento utilizado (notebook e teclado estreitos). A criança com autismo apresentou comportamento com maior grau de ansiedade ao ter que operar com controle inibitório para permitir a ação do seu parceiro, por vezes dominando a manipulação do teclado para executar a ação por seu parceiro. Verificou-se que o desempenho dos sujeitos não diferiu significativamente em termos de competência para o manejo do jogo, compreendendo o que propunha seus desafios e o que demandava o contexto interacional em termos cognitivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17183_TB4279_05122022210157.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELTON ANDRÉ SILVA DE CASTRO"
    "autor_nome_curto" => "ELTON CASTRO"
    "autor_email" => "castroelton@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Investigam-se alguns processos de processos de cognição social implicados nas interações entre duas crianças pré-escolares com o manejo de um jogo digital especialmente criado para explorar comportamentos de cooperação e resolução de problemas. As crianças têm idades inferiores a seis anos, ambas do sexo masculino, uma delas diagnosticada com autismo e a outra apresentando um desenvolvimento típico. O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa. O jogo digital foi especialmente criado focalizando situações de resolução de problemas demandando cooperação entre os pares usuários do instrumento. O plano de elaboração do jogo adotou uma referência técnica de livre acesso (ferramenta Construct) e ampla literatura científica sobre cognição social circunscrita à primeira infância. A aplicação do jogo e coleta de dados deu-se em uma sala de atividades de uma pré-escola da rede pública do sertão pernambucano. A análise dos dados tomou a perspectiva microgenética recortando as significações das ações e diálogos entre os sujeitos implicados. A investigação de processos de cognição social determina que focalizemos o modo como os sujeitos processam informações emocionais e sociais nos campos da interação social. Verbalizações das duas crianças indicavam que compreendiam a funcionalidade dos objetos digitais, embora ao executar os comandos apresentassem prejuízos dada a imaturidade motora; seus desempenhos podem ter sido ainda afetados pela natureza do equipamento utilizado (notebook e teclado estreitos). A criança com autismo apresentou comportamento com maior grau de ansiedade ao ter que operar com controle inibitório para permitir a ação do seu parceiro, por vezes dominando a manipulação do teclado para executar a ação por seu parceiro. Verificou-se que o desempenho dos sujeitos não diferiu significativamente em termos de competência para o manejo do jogo, compreendendo o que propunha seus desafios e o que demandava o contexto interacional em termos cognitivos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.