Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS CORPOS-CÂMERAS-INFANTIS E AS PRODUÇÕES IMAGÉTICAS: CONVITES PARA PENSAR A ESCOLA E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90660
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4370
    "inscrito_id" => 9497
    "titulo" => "OS CORPOS-CÂMERAS-INFANTIS E AS PRODUÇÕES IMAGÉTICAS: CONVITES PARA PENSAR A ESCOLA E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este estudo é parte de uma pesquisa mais ampla, que encontrou com a tríade: infância, currículo e Educação Infantil e convidou-a à deslocamentos, sobretudo com 28 crianças da pré-escola de um Centro Municipal de Educação Infantil- CMEI no agreste pernambucano. No entanto, o presente texto objetiva pensar a escola e os currículos da Educação Infantil a partir da potência imagética das fotografias produzidas pelas crianças do referido CMEI. O percurso teórico-metodológico se deu em um caminhar junto, com as crianças e demais habitantes do território existencial da pesquisa, envolvendo a inspiração cartográfica para a produção dos dados. Nesses deslocamentos fomos afetadas pelos intercessores teóricos que nos provocaram a pensar sobre a infância, a escola, os currículos e a produção de imagens com crianças. Nesse movimento, também, abrimo\x02nos ao gesto da escuta e fomos atravessadas pela poética disruptiva do Manoel de Barros que ao ser habitado por essa infância como experiência nos convida a transver o mundo juntamente com as crianças. O deslocamento com as crianças cartógrafas do território existencial da pesquisa revelam o quanto essa infância diz de si mesma e do mundo a sua volta, quando nos apresenta as miudezas e as existências mínimas que habitam os espaçostempos do CMEI. A potência desses dizeres, fazeres e do gesto de olhar das crianças, nos convidaram a experienciar currículos-outros que se abrem a alteridade eseguem reivindicando outros possíveis pela experiência infantil. Currículos-outros coloridos pela infância e fabulados em aberturas aos imprevistos. Currículos-outros que poetizam e potencializam outras possibilidades de pensar e viver a escola e a produção dos currículos na Educação Infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9497_TB4370_05122022234011.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA GALINDO ALVES DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA GALINDO"
    "autor_email" => "vanessa-gam@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90660
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4370
    "inscrito_id" => 9497
    "titulo" => "OS CORPOS-CÂMERAS-INFANTIS E AS PRODUÇÕES IMAGÉTICAS: CONVITES PARA PENSAR A ESCOLA E O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este estudo é parte de uma pesquisa mais ampla, que encontrou com a tríade: infância, currículo e Educação Infantil e convidou-a à deslocamentos, sobretudo com 28 crianças da pré-escola de um Centro Municipal de Educação Infantil- CMEI no agreste pernambucano. No entanto, o presente texto objetiva pensar a escola e os currículos da Educação Infantil a partir da potência imagética das fotografias produzidas pelas crianças do referido CMEI. O percurso teórico-metodológico se deu em um caminhar junto, com as crianças e demais habitantes do território existencial da pesquisa, envolvendo a inspiração cartográfica para a produção dos dados. Nesses deslocamentos fomos afetadas pelos intercessores teóricos que nos provocaram a pensar sobre a infância, a escola, os currículos e a produção de imagens com crianças. Nesse movimento, também, abrimo\x02nos ao gesto da escuta e fomos atravessadas pela poética disruptiva do Manoel de Barros que ao ser habitado por essa infância como experiência nos convida a transver o mundo juntamente com as crianças. O deslocamento com as crianças cartógrafas do território existencial da pesquisa revelam o quanto essa infância diz de si mesma e do mundo a sua volta, quando nos apresenta as miudezas e as existências mínimas que habitam os espaçostempos do CMEI. A potência desses dizeres, fazeres e do gesto de olhar das crianças, nos convidaram a experienciar currículos-outros que se abrem a alteridade eseguem reivindicando outros possíveis pela experiência infantil. Currículos-outros coloridos pela infância e fabulados em aberturas aos imprevistos. Currículos-outros que poetizam e potencializam outras possibilidades de pensar e viver a escola e a produção dos currículos na Educação Infantil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9497_TB4370_05122022234011.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA GALINDO ALVES DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA GALINDO"
    "autor_email" => "vanessa-gam@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este estudo é parte de uma pesquisa mais ampla, que encontrou com a tríade: infância, currículo e Educação Infantil e convidou-a à deslocamentos, sobretudo com 28 crianças da pré-escola de um Centro Municipal de Educação Infantil- CMEI no agreste pernambucano. No entanto, o presente texto objetiva pensar a escola e os currículos da Educação Infantil a partir da potência imagética das fotografias produzidas pelas crianças do referido CMEI. O percurso teórico-metodológico se deu em um caminhar junto, com as crianças e demais habitantes do território existencial da pesquisa, envolvendo a inspiração cartográfica para a produção dos dados. Nesses deslocamentos fomos afetadas pelos intercessores teóricos que nos provocaram a pensar sobre a infância, a escola, os currículos e a produção de imagens com crianças. Nesse movimento, também, abrimonos ao gesto da escuta e fomos atravessadas pela poética disruptiva do Manoel de Barros que ao ser habitado por essa infância como experiência nos convida a transver o mundo juntamente com as crianças. O deslocamento com as crianças cartógrafas do território existencial da pesquisa revelam o quanto essa infância diz de si mesma e do mundo a sua volta, quando nos apresenta as miudezas e as existências mínimas que habitam os espaçostempos do CMEI. A potência desses dizeres, fazeres e do gesto de olhar das crianças, nos convidaram a experienciar currículos-outros que se abrem a alteridade eseguem reivindicando outros possíveis pela experiência infantil. Currículos-outros coloridos pela infância e fabulados em aberturas aos imprevistos. Currículos-outros que poetizam e potencializam outras possibilidades de pensar e viver a escola e a produção dos currículos na Educação Infantil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.