Este artigo visa analisar como a matemática pode ser utilizada para construção de uma flauta transversal de PVC, utilizando como tópico da matemática a proporcionalidade. Este trabalho surgiu a partir de uma oficina realizada no Instituto Federal localizado no interior da Bahia na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que contribuirá para a compreensão de elementos da matemática na construção do instrumento, levando em conta aspectos da sustentabilidade. Foram utilizados tubos PVC e materiais simples de fácil acesso. Os próprios estudantes conseguiram construir o instrumento em uma metodologia dinâmica e interativa que possibilitou o próprio aluno a ser um cientista mirim, pesquisador e criativo para resoluções de problemas e construção da flauta, uma vez que o mesmo teve autonomia para construir sua flauta, obtivemos um resultado satisfatório, sendo observado a participação e envolvimento dos estudantes. Desta forma, a utilização de oficinas na construção de instrumentos musicais envolvendo conteúdos de matemática do ensino fundamental e médio pode ser capaz de motivar os estudantes na compreensão de determinados conteúdos da matemática e possui uma contribuição significativa para o entendimento e raciocínio dos estudantes inseridos no convívio escolar.