FERRAMENTA DE DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO EM PE: RESSIGNIFICANDO O PENSAR E AS FORMAS DE APRENDER
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88727 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1535 "inscrito_id" => 8853 "titulo" => "FERRAMENTA DE DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO EM PE: RESSIGNIFICANDO O PENSAR E AS FORMAS DE APRENDER" "resumo" => "Dentre tantas dificuldades vivenciadas, o novo ensino médio traz novas áreas de ensino aprendizagem para as séries iniciais, é o caso do componente curricular “Design Thinking” que é parte integrante de um dos quatro eixos dentro do itinerário formativos na área de Processos Criativos. O Objetivo geral é evidenciar o novo componente curricular do novo ensino médio, Design Thinking e sua forma de ressignificar o pensar e a aprendizagem. O cenário (universo) em pesquisa é a Escola Técnica Estadual Senador Wilson Campos, na região da mata norte do Estado de PE; com amostra de cento e cinquenta alunos que cursaram no 1º semestre de 2022. A pesquisa utilizada é do tipo bibliográfica e exploratória com a ferramenta de estudo de caso realizado por meio de uma pesquisa qualitativa no modelo construído pelo google forms. Analisando as respostas do questionário proposto e ouvindo os estudantes, eles começam a compreender que a sala de aula é um fundamental time colaborativo e como é importante se trabalhar em times com engajamento, usando e desenvolvendo a criatividade, os talentos individuais dentro de cada equipe multidisciplinar, trazendo também outros conteúdos e vivências “estra” escola muito importantes para essa ressignificação do pensar e do aprende, utilizando os recursos e espaços disponíveis do ambiente escolar (espaços adaptáveis). Assim, foi um trabalho muito positivo que fica evidente nos Scores mais altos do questionário aplicado e podendo ser apreciado na tabela 1." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID8853_TB1535_14072022102715.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ELISABETH DE BRITO ALVES" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anabritoalves@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88727 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1535 "inscrito_id" => 8853 "titulo" => "FERRAMENTA DE DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO EM PE: RESSIGNIFICANDO O PENSAR E AS FORMAS DE APRENDER" "resumo" => "Dentre tantas dificuldades vivenciadas, o novo ensino médio traz novas áreas de ensino aprendizagem para as séries iniciais, é o caso do componente curricular “Design Thinking” que é parte integrante de um dos quatro eixos dentro do itinerário formativos na área de Processos Criativos. O Objetivo geral é evidenciar o novo componente curricular do novo ensino médio, Design Thinking e sua forma de ressignificar o pensar e a aprendizagem. O cenário (universo) em pesquisa é a Escola Técnica Estadual Senador Wilson Campos, na região da mata norte do Estado de PE; com amostra de cento e cinquenta alunos que cursaram no 1º semestre de 2022. A pesquisa utilizada é do tipo bibliográfica e exploratória com a ferramenta de estudo de caso realizado por meio de uma pesquisa qualitativa no modelo construído pelo google forms. Analisando as respostas do questionário proposto e ouvindo os estudantes, eles começam a compreender que a sala de aula é um fundamental time colaborativo e como é importante se trabalhar em times com engajamento, usando e desenvolvendo a criatividade, os talentos individuais dentro de cada equipe multidisciplinar, trazendo também outros conteúdos e vivências “estra” escola muito importantes para essa ressignificação do pensar e do aprende, utilizando os recursos e espaços disponíveis do ambiente escolar (espaços adaptáveis). Assim, foi um trabalho muito positivo que fica evidente nos Scores mais altos do questionário aplicado e podendo ser apreciado na tabela 1." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID8853_TB1535_14072022102715.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA ELISABETH DE BRITO ALVES" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "anabritoalves@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }