As práticas em laboratório têm importância fundamental para diminuir a abstração e consolidar os conceitos vistos em aula através de sistemas e circuitos. Diante da diminuição dos recursos para a educação pública nos últimos anos, os investimentos em material para laboratório encontram pouco espaço no planejamento dos gestores das escolas. Para contornar essas dificuldades e contextualizar as práticas do componente curricular de Automação, este trabalho tem como objetivo criar uma bancada experimental para o controle de Motor de Indução Trifásico para fins didáticos, utilizando um Inversor de Frequência integrado aos comandos de um Controlador Lógico Programável (CLP). A necessidade da bancada experimental surgiu pela ideia de integrar dois dos principais dispositivos da área de Automação, criando situações experimentais parecidas com situações na indústria. Para o desenvolvimento do trabalho, realizou-se um levantamento bibliográfico sobre o tema, trabalhos correlatos e bancadas comerciais disponíveis, assim como o estudo da utilização do CLP com a implementação da linguagem de programação Ladder como a base dos comandos de controle da bancada. A proposta da bancada foi avaliada a partir de experimentos para controle do Inversor de Frequência por via remota pelo CLP. A partir da confirmação da viabilidade experimental, pensou-se nos materiais necessários para a construção da bancada. Ao comparar os custos para construção da bancada com os preços de bancadas comerciais de automação, a relação de custo benefício apresentou-se favorável para a construção do próprio experimento, além de capacitar os discentes envolvidos e possibilitar a melhoria das aulas práticas de Automação, possibilitando estudos mais completos sobre os processos de automação industrial.