A pesquisa consiste em uma análise de como os discentes que não possuem deficiências do IFPB Campus Itabaiana – PB percebem as questões relativas à acessibilidade e à inclusão de estudantes PCD nas instituições de ensino, em geral, e no Campus, em particular. Para tanto, elaborou-se um questionário semiestruturado com questões qualitativas, abertas e fechadas, objetivando coletar informações de como os entrevistados compreendem a participação das pessoas com deficiência no contexto escolar. Ficou claro, a partir das respostas, que a inclusão é um valor para todos que responderam e que traz benefícios a toda comunidade escolar, não apenas aos PCD. Os resultados também apontam que aqueles que responderam têm consciência da exclusão ocasionada por espaços e estruturas inadequados e pela discriminação. A pesquisa tem como premissa a acessibilidade como uma questão de cidadania, porquanto, aqueles que dela dependem, em sua ausência, são alijados da convivência social e de participação plena da vida em sociedade. Pretede-se, igualmente, a partir da divulgação dessa pesquisa, estimular o debate enquanto instrumento pedagógico para a superação de injustiças.