RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COMO ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90716 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4449 "inscrito_id" => 17225 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COMO ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA." "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) proporciona aos discentes uma aproximação prática com o cotidiano das escolas da rede pública de ensino. No entanto, com a recém chegada da COVID-19, as aulas passaram a ser remotas, assim como as atividades do programa. Diante disso, o trabalho tem como objetivo relatar como se deu o processo de elaboração e aplicação dos materiais didáticos nas turmas de biologia de três escolas de ensino médio do município de Quixadá durante a pandemia, e discutir os principais desafios e dificuldades encontrados nesse período. O desenvolvimento das estratégias baseou-se no eixo temático Saúde, Biotecnologia e Bioética e no PEC das escolas de ensino médio E.E.M.T.I. Governador César Cals de Oliveira Filho, EEM Coronel Virgílio Távora e EEM Governador Luiz Gonzaga Da Fonseca Mota. Com maior percentual de escolha, os CARDs foram os modelos didáticos mais produzidos durante o programa. Para que fossem desenvolvidos, utilizou-se a plataforma CANVA. Para que fossem apresentados aos alunos, utilizou-se a plataforma Google Meet. Ao final, as estratégias foram disponibilizadas aos estudantes e depois publicadas na página oficial do PIBID de Biologia. Por fim, conclui-se que apesar das dificuldades encontradas para a realização das atividades no modelo virtual, foi um momento de grande aprendizado, principalmente para manuseio dos recursos digitais para a aplicação na educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17225_TB4449_08092022223050.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MÔNICA MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "moni.silva@aluno.uece.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90716 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4449 "inscrito_id" => 17225 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PIBID: ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS COMO ATIVIDADES COMPLEMENTARES NO ENSINO REMOTO DE BIOLOGIA DURANTE A PANDEMIA." "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) proporciona aos discentes uma aproximação prática com o cotidiano das escolas da rede pública de ensino. No entanto, com a recém chegada da COVID-19, as aulas passaram a ser remotas, assim como as atividades do programa. Diante disso, o trabalho tem como objetivo relatar como se deu o processo de elaboração e aplicação dos materiais didáticos nas turmas de biologia de três escolas de ensino médio do município de Quixadá durante a pandemia, e discutir os principais desafios e dificuldades encontrados nesse período. O desenvolvimento das estratégias baseou-se no eixo temático Saúde, Biotecnologia e Bioética e no PEC das escolas de ensino médio E.E.M.T.I. Governador César Cals de Oliveira Filho, EEM Coronel Virgílio Távora e EEM Governador Luiz Gonzaga Da Fonseca Mota. Com maior percentual de escolha, os CARDs foram os modelos didáticos mais produzidos durante o programa. Para que fossem desenvolvidos, utilizou-se a plataforma CANVA. Para que fossem apresentados aos alunos, utilizou-se a plataforma Google Meet. Ao final, as estratégias foram disponibilizadas aos estudantes e depois publicadas na página oficial do PIBID de Biologia. Por fim, conclui-se que apesar das dificuldades encontradas para a realização das atividades no modelo virtual, foi um momento de grande aprendizado, principalmente para manuseio dos recursos digitais para a aplicação na educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID17225_TB4449_08092022223050.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MÔNICA MARTINS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "moni.silva@aluno.uece.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }