O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) proporciona aos discentes uma aproximação prática com o cotidiano das escolas da rede pública de ensino. No entanto, com a recém chegada da COVID-19, as aulas passaram a ser remotas, assim como as atividades do programa. Diante disso, o trabalho tem como objetivo relatar como se deu o processo de elaboração e aplicação dos materiais didáticos nas turmas de biologia de três escolas de ensino médio do município de Quixadá durante a pandemia, e discutir os principais desafios e dificuldades encontrados nesse período. O desenvolvimento das estratégias baseou-se no eixo temático Saúde, Biotecnologia e Bioética e no PEC das escolas de ensino médio E.E.M.T.I. Governador César Cals de Oliveira Filho, EEM Coronel Virgílio Távora e EEM Governador Luiz Gonzaga Da Fonseca Mota. Com maior percentual de escolha, os CARDs foram os modelos didáticos mais produzidos durante o programa. Para que fossem desenvolvidos, utilizou-se a plataforma CANVA. Para que fossem apresentados aos alunos, utilizou-se a plataforma Google Meet. Ao final, as estratégias foram disponibilizadas aos estudantes e depois publicadas na página oficial do PIBID de Biologia. Por fim, conclui-se que apesar das dificuldades encontradas para a realização das atividades no modelo virtual, foi um momento de grande aprendizado, principalmente para manuseio dos recursos digitais para a aplicação na educação.