Ensinar ler e escrever exige metodologias que possibilitem ao aluno ter progresso nessas habilidades para que se sinta capaz. Quando se trata de leitura e escrita na escola nos perguntamos: Quem seriam os potenciais leitores dos textos que poderiam circular na comunidade escolar? Muitos estudantes que escrevem seus textos veem-se lidos apenas por seus professores, em particular aqueles de língua portuguesa. É necessário ir além. É preciso que eles escrevam também para através de seus textos nos dizerem sobre o que estão lendo, ou seja, qual é a mensagem e o sentido daquela leitura, ou ainda se eles a recomendariam e porquê. Por isso a relevância em pesquisar sobre o que eles estão lendo, para que eles sejam incentivados a produzir textos sobre esse conteúdo e compartilharem com outros estudantes e professores. Neste caso, o gênero textual resenha é uma proposta para a produção tendo como suporte o blog para compartilhar e interagir com a comunidade escolar. Na tentativa de buscar respostas é que se justifica a presente proposta de pesquisa que é compreender estratégias usadas em práticas de leitura, produção e compartilhamento de textos em aulas de Língua Portuguesa – tecendo estratégias com o uso do blog com alunos de 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Senador João Bosco no município de Parintins no Amazonas.