Este trabalho visa relatar a contribuição da disciplina Modelos e Práticas em Biologia Celular (MPBC) para um ensino de Biologia de melhor entendimento e mais inclusivo, a partir da produção de materiais didáticos diversos, por alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié/BA, Brasil, desde o ano de 2014 até 2021. O objetivo deste é apresentar os materiais didáticos produzidos na disciplina e sugerir a aplicabilidade dos mesmos por professores de ensino médio e superior. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. O instrumento de coleta foi o registro de informações acerca dos materiais produzidos pelos discentes enquanto cursavam a disciplina. Dentre os materiais didáticos gerados durante a disciplina, mencionamos: ciclo celular e divisão celular, estrutura do cloroplasto e fotossíntese, microscópio artesanal; e visando também a inclusão de deficientes visuais ou com baixa visão: células procariótica e eucariótica, histologia da pele humana, células vegetais “normal” e plasmolisada, tecido vascular da raiz de dicotiledônea, 1a lei de Mendel e tabuleiro de Punnett para o sistema ABO. Estes materiais podem ser utilizados por professores do ensino médio e superior, visando um ensino de Biologia mais palpável e menos abstrato, a partir da utilização de instrumentos que permitem ao professor desmistificar aspectos complexos de conteúdos biológicos referentes à Citologia, com uma abordagem molecular, por exemplo, à Histologia e Genética, dentre outros. Inclusive, vários destes materiais têm sido utilizados pelos discentes nas suas aulas de estágio supervisionado da licenciatura nas escolas regionais. Os materiais didáticos produzidos constituem instrumentos pedagógicos auxiliares de aprendizagem, contribuindo para a construção do conhecimento pelos alunos.