PRODUTOS EDUCACIONAIS COM TEMÁTICA INDÍGENA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM ESTADO DA ARTE
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90840 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4631 "inscrito_id" => 17304 "titulo" => "PRODUTOS EDUCACIONAIS COM TEMÁTICA INDÍGENA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM ESTADO DA ARTE" "resumo" => "Este artigo compõe parte do esforço de investigação de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT que tem como objeto central o tratamento da cultura indígena no Ensino Médio Integrado, especificamente a religiosidade/espiritualidade indígena. Neste estudo preliminar, apresentamos um estado da arte, por meio de revisão bibliográfica (metodologia qualitativa), de dissertações desenvolvidas no ProfEPT, em nível nacional, que tiveram como proposição a construção de produtos educacionais concernentes às questões indígenas. No primeiro momento, apresentaremos debate teórico sobre a relação entre educação integral, baseado nas perspetivas teóricas de Karl Marx e Antônio Gramsci, e intercultural respaldado nos autores Fidel Tubino e Catherine Walsh destacando o diálogo profícuo entre essas duas perspetivas no sentido de pensar os processos de exploração/dominação; no segundo momento, apresentamos um “estado da arte” do desenvolvimento de pesquisas e produtos educacionais relacionadas à questão indígena no ProfEPT. Este trabalho se justifica em função da cultura ser componente curricular obrigatório da disciplina de Sociologia e História, além da história e cultura indígenas serem temas obrigatórios em todos os níveis de ensino da educação básica, em observância ao disposto na Lei no 11.645/2008. Além disso, é importante reconhecer a presença/ausência de produtos didáticos que visibilizam diversas problemáticas das comunidades indígenas, desmitificar as narrativas e imagens eurocêntricas e alertar para a necessidade de ouvir as narrativas dos povos marginalizados. O interesse na temática surge da inserção da pesquisadora em projeto de extensão através do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena-Campus Maceió/IFAL. A revisão bibliográfica empreendida demonstra (resultados) que há produtos interessantes e significativos já desenvolvidos neste PPG, mas que são ainda pouco representativos nacionalmente, e que nenhum deles tem como objeto de estudo a religiosidade/espiritualidade indígena. Esta investigação preliminar, desse modo, reforça a importância e ineditismo da pesquisa e do produto que pretendemos desenvolver." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17304_TB4631_01122022233842.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RÊMIA VASCONCELLOS CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "Rêmia" "autor_email" => "remia@ifal.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90840 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4631 "inscrito_id" => 17304 "titulo" => "PRODUTOS EDUCACIONAIS COM TEMÁTICA INDÍGENA PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM ESTADO DA ARTE" "resumo" => "Este artigo compõe parte do esforço de investigação de mestrado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT que tem como objeto central o tratamento da cultura indígena no Ensino Médio Integrado, especificamente a religiosidade/espiritualidade indígena. Neste estudo preliminar, apresentamos um estado da arte, por meio de revisão bibliográfica (metodologia qualitativa), de dissertações desenvolvidas no ProfEPT, em nível nacional, que tiveram como proposição a construção de produtos educacionais concernentes às questões indígenas. No primeiro momento, apresentaremos debate teórico sobre a relação entre educação integral, baseado nas perspetivas teóricas de Karl Marx e Antônio Gramsci, e intercultural respaldado nos autores Fidel Tubino e Catherine Walsh destacando o diálogo profícuo entre essas duas perspetivas no sentido de pensar os processos de exploração/dominação; no segundo momento, apresentamos um “estado da arte” do desenvolvimento de pesquisas e produtos educacionais relacionadas à questão indígena no ProfEPT. Este trabalho se justifica em função da cultura ser componente curricular obrigatório da disciplina de Sociologia e História, além da história e cultura indígenas serem temas obrigatórios em todos os níveis de ensino da educação básica, em observância ao disposto na Lei no 11.645/2008. Além disso, é importante reconhecer a presença/ausência de produtos didáticos que visibilizam diversas problemáticas das comunidades indígenas, desmitificar as narrativas e imagens eurocêntricas e alertar para a necessidade de ouvir as narrativas dos povos marginalizados. O interesse na temática surge da inserção da pesquisadora em projeto de extensão através do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena-Campus Maceió/IFAL. A revisão bibliográfica empreendida demonstra (resultados) que há produtos interessantes e significativos já desenvolvidos neste PPG, mas que são ainda pouco representativos nacionalmente, e que nenhum deles tem como objeto de estudo a religiosidade/espiritualidade indígena. Esta investigação preliminar, desse modo, reforça a importância e ineditismo da pesquisa e do produto que pretendemos desenvolver." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17304_TB4631_01122022233842.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RÊMIA VASCONCELLOS CAVALCANTI" "autor_nome_curto" => "Rêmia" "autor_email" => "remia@ifal.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }