MONTEIRO, Elias Ytalo Silva et al.. Jogos digitais no âmbito da educação. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90849>. Acesso em: 22/11/2024 18:30
Este artigo apresenta a utilização dos jogos digitais como meio didático, servindo para estimular o estudante por meio da percepção audiovisual. Tais recursos podem agregar mais facilidade na retenção da informação, maior estímulo ao raciocínio lógico e maior fortalecimento do trabalho em equipe, em sala de aula. Com o constante avanço das tecnologias contemporâneas e suas funcionalidades, nota-se sua inevitável participação no cotidiano de uma grande parcela da população, visto que tais progressões não impactam apenas nas áreas da comunicação, trabalho e qualidade de vida, mas também no âmbito educacional e cultural, assim, abrangendo os mais variados aspectos da sociedade. Como objetivo geral, este trabalho busca analisar a importância dos jogos, sobretudo dos jogos digitais, na educação. Para tanto, foi feita uma verificação bibliográfica de cunho qualitativo, apoiando-se em técnicas de coleta de bibliografias. E tendo em vista os desafios apresentados e que circundam essa temática, deve ser estudada a melhor forma de aplicação prática desse inovador elemento de ensino-aprendizagem oportunizando o uso de maneira saudável dos jogos eletrônicos no ambiente escolar. Após a análise dos estudos de autores como KISHIMOTO, 1995; ZANELADO, 2013 e EQUIPE EDUCAMUNDO, 2019, constatou-se a importância do uso e os benefícios mais relevantes – os alunos poderem aumentar seus conhecimentos com todos os recursos que a tecnologia proporciona de forma saudável; satisfação por parte da criança com a forma como o conhecimento lhe é transmitido compreendê-los gerará mais benefícios, potencializando o conhecimento –, na utilização dos jogos digitais na educação de acordo com a opinião de cada autor pesquisado.