Esta pesquisa tenciona discutir sobre o lugar e produção de escritoras negras africanas e afro-brasileiras, apontando a dimensão educativa na formação humanística através do diálogo entre a história e a literatura. A produção literária de autoria feminina negra apresenta em diferentes contextualidades e temporalidades representadas nas obras a condição social das pessoas negras, a partir de uma escrita que reflete a realidade social que este segmento étnico-racial esta vivencia. Este artigo tem como objetivo refletir sobre a escrita de autoria feminina negra, apresentando a importância e dimensão educacional da produção literária de mulheres negras africanas e afro-brasileiras para o campo da história na discussão, representação e interpretação das questões em torno da realidade social e histórica africana e afro-brasileira. Tomamos com itinerário teórico os estudos contemplados por Job (2011), Oliveira (2020), Souza (2003), Pesavento (2003), Chartier (2002), Bondia(2002). Nossa proposta metodológica nesta pesquisa parte de uma pesquisa bibliográfica, documental, articulada aos métodos biográficos e de análise de conteúdo. A fonte literária é fertiliza sentidos no diálogo com a história, nos possibilitam apresentar o viés educativo contido nas obras destas escritoras e redimensionar os olhares para as questões históricas e sociais que permeiam a realidade de pessoas negras no continente africano e na sociedade brasileira, criando liames para compreensão de suas contexturas a partir das representações e práticas tecidas nas obras literárias de escritoras negras africanas e afro-brasileiras