O presente artigo tem por objetivo refletir sobre os conhecimentos etnomatemáticos utilizados pelos povos ribeiros da comunidade do rio Maniva-Ilha do Pará/Brasil no que diz respeito os cálculos matemáticos simples utilizados na prática do manejo e na produção do açaí. A motivação para essa pesquisa partiu das discussões e reflexões com meus alunos do Curso de Licenciatura Plena em Matemática na disciplina Prática de Ensino da Matemática. Pela ocasião da disciplina, foi realizada por alguns acadêmicos, uma visita in loco na comunidade do rio Maniva-Ilha do Pará, assim como no espaço escolar daquela comunidade. Os acadêmicos se interessaram pela forma como a etnomatemática e a cultura local ribeirinha está muito presente no cotidiano da comunidade e no espaço escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa exploratória de campo através da observação direta tendo como base principal os estudos de D’Ambrosio (1998, 2012, 2013). A coleta de dados foi realizada através de conversas informas com um grupo de 20 moradores da comunidade com o intuito de conhecer/entender sobre a cultura etnomatemática usada por eles em seu cotidiano. Os resultados apontam que o conhecimento matemático produzido por essa comunidade é tão importante quanto os conhecimentos científicos aprendidos na escola, pois o trabalho de manejo e produção de açaí para povo ribeirinho da comunidade do rio Maniva-Ilha do Pará, envolvem cálculos matemáticos precisos. Os dados ainda revelam que esses conhecimentos matemáticos são repassados de geração a geração, tornando assim a prática do manejo e a produção do açaí mais eficaz, com rentabilidade mais lucrativa e melhores condições de vida para a população local.