DESAFIOS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90880 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4696 "inscrito_id" => 17889 "titulo" => "DESAFIOS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "No Brasil por causa da pandemia as escolas foram fechadas e medidas alternativas de continuação do ensino foram iniciadas. O objetivo do trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico sobre impacto que o covid-19 proporcionou nas crianças em processo de alfabetização e letramento, pais e professores e as principais dificuldades encontradas e com isso fazer algumas indagações. O desenho metodológico é de uma pesquisa bibliográfica exploratória de enfoque qualitativo. Utilizou-se como base de dados o portal da CAPES selecionando artigos de janeiro de 2020 a março de 2022 com pesquisa realizada no dia 20/03/2022. A primeira fase da filtragem foi a exclusão dos artigos repetidos e a segunda etapa foi a leitura do título e averiguação se está de acordo com o tema. Após essas seleções, foi realizada a leitura de todos e separados 10 artigos científicos, realizando-se uma síntese de acordo com o objetivo. As dificuldades encontradas foram enormes, porém novamente as maiores dificuldades ficaram a mercê de crianças e famílias mais pobres. Porém, também se mostrou uma resiliência por parte de mães e educadores na busca da continuação dos estudos. O real impacto na aprendizagem das crianças ainda não está claro e precisamos buscar mais estudos acerca deste tema. Provavelmente mais trabalhos serão publicados para nos ajudar a entender este contexto com os alunos, já com as aulas presenciais, porém o que realmente ficou claro, foi que houve um aumento da desigualdade educacional durante a pandemia e a necessidade de maiores investimentos na educação pública no Brasil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID17889_TB4696_06102022222757.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE ANDREIA KLEIN" "autor_nome_curto" => "MICHELE" "autor_email" => "talessouzasilva@yahoo.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90880 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4696 "inscrito_id" => 17889 "titulo" => "DESAFIOS DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA" "resumo" => "No Brasil por causa da pandemia as escolas foram fechadas e medidas alternativas de continuação do ensino foram iniciadas. O objetivo do trabalho foi realizar um levantamento bibliográfico sobre impacto que o covid-19 proporcionou nas crianças em processo de alfabetização e letramento, pais e professores e as principais dificuldades encontradas e com isso fazer algumas indagações. O desenho metodológico é de uma pesquisa bibliográfica exploratória de enfoque qualitativo. Utilizou-se como base de dados o portal da CAPES selecionando artigos de janeiro de 2020 a março de 2022 com pesquisa realizada no dia 20/03/2022. A primeira fase da filtragem foi a exclusão dos artigos repetidos e a segunda etapa foi a leitura do título e averiguação se está de acordo com o tema. Após essas seleções, foi realizada a leitura de todos e separados 10 artigos científicos, realizando-se uma síntese de acordo com o objetivo. As dificuldades encontradas foram enormes, porém novamente as maiores dificuldades ficaram a mercê de crianças e famílias mais pobres. Porém, também se mostrou uma resiliência por parte de mães e educadores na busca da continuação dos estudos. O real impacto na aprendizagem das crianças ainda não está claro e precisamos buscar mais estudos acerca deste tema. Provavelmente mais trabalhos serão publicados para nos ajudar a entender este contexto com os alunos, já com as aulas presenciais, porém o que realmente ficou claro, foi que houve um aumento da desigualdade educacional durante a pandemia e a necessidade de maiores investimentos na educação pública no Brasil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID17889_TB4696_06102022222757.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE ANDREIA KLEIN" "autor_nome_curto" => "MICHELE" "autor_email" => "talessouzasilva@yahoo.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }