As Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental, ou DCNs, são um conjunto de parâmetros, princípios, fundamentos e procedimentos que servem para nortear a educação básica, do primeiro ao nono ano da criança. Deste modo o trabalho elenca como seu objetivo principal identificar a relevância do currículo no contexto educacional de modo que o mesmo promova a integração dos saberes acadêmicos aos saberes locais, oriundos do território onde vivem esses estudantes. Em relação ao traçado metodológico pontua-se que este visou realizar uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, levando em consideração as literaturas já produzidas em livros, artigos, revistas e sites que tratam da temática suscitada. Com base nos achados da literatura infere-se ainda que o Currículo Formal está referido ao sistema de ensino, nele contém as diretrizes curriculares, os seus objetivos e conteúdo das áreas ou disciplinas. Ele traz o conjunto de diretrizes como os Paramentos Currículo Nacionais, uma vez que o Currículo Real é aquele que acontece na sala de aula com professores e alunos a cada dia com o projeto pedagógico em cima do plano. Por fim pondera-se que o currículo acadêmico tem como base as orientações curriculares que possui uma tradição histórica para ser usado na tendência tradicional. Nas disciplinas acadêmicas como natureza, língua, literatura, matemática, ciências naturais, história, ciências sociais e artes, se encontra todo o conhecimento e conteúdo que será aplicado na matéria de ensino pois a formação e construção de todos os parâmetros são pontos de extrema importância para o avanço educacionais, pedagógicos e culturais presente no cotidiano.