O ENSINO DOS TEMAS DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES E OS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90899 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4730 "inscrito_id" => 18076 "titulo" => "O ENSINO DOS TEMAS DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES E OS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA" "resumo" => "A teoria evolutiva é elemento estruturador do ensino de biologia pela qual todas as demais teorias, leis e conceitos podem ser explicados e compreendidos. Porém, o ensino das teorias evolutivas tem sido apresentado de modo isolado dos demais temas das ciências biológicas, focando em uma apropriação errônea da história e filosofia das ciências e sem o devido preparo docente para criar e ofertar aos estudantes possibilidades de realizarem contextualizações com os fenômenos do cotidiano e os estudos sobre evolução das espécies realizados nas aulas. Para Bizzo e El-Hani (2009), Bizzo (1991), Carneiro (2004), Mianutti e Bastos (2011) é importante que prática docente esteja atenta às possibilidades de integração temática de modo a discutir, dentro do currículo, conteúdos da Ecologia, Zoologia, Biologia da Conservação, Microbiologia, Imunologia a partir da evolução das espécies. Porém, o livro didático permanece como um dos principais norteadores das ações de ensino, e em alguns contextos, o único. Esta pesquisa emergiu a partir da pergunta: de que modo os temas da evolução das espécies têm sido apresentados nos livros didáticos de Biologia, para o ensino médio? Em adição, tal recurso, aponta situações de contextualização? Introduz a HFC como meio para discutir a natureza do conhecimento científico? Oportuniza discussões estruturadas a partir das teorias evolutivas? Assim, o objetivo principal consistiu em elaborar um instrumento de análise para livros didáticos de biologia, para o tema evolução das espécies. A metodologia consistiu no primeiro momento, em realizar um levantamento bibliográfico sobre o ensino dos temas da evolução em atas de eventos e no segundo, na elaboração de uma ficha para uso dos docentes e licenciandos como guia qualitativo para análise dos livros didáticos usados na sala de aula. Como resultado, emergiu uma ficha com categorias norteadoras para o ensino de biologia e que pode ser adaptada para outras temáticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID18076_TB4730_05122022215927.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIEL DE ALMEIDA SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ADRIEL" "autor_email" => "adrielvk@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90899 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4730 "inscrito_id" => 18076 "titulo" => "O ENSINO DOS TEMAS DA EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES E OS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA" "resumo" => "A teoria evolutiva é elemento estruturador do ensino de biologia pela qual todas as demais teorias, leis e conceitos podem ser explicados e compreendidos. Porém, o ensino das teorias evolutivas tem sido apresentado de modo isolado dos demais temas das ciências biológicas, focando em uma apropriação errônea da história e filosofia das ciências e sem o devido preparo docente para criar e ofertar aos estudantes possibilidades de realizarem contextualizações com os fenômenos do cotidiano e os estudos sobre evolução das espécies realizados nas aulas. Para Bizzo e El-Hani (2009), Bizzo (1991), Carneiro (2004), Mianutti e Bastos (2011) é importante que prática docente esteja atenta às possibilidades de integração temática de modo a discutir, dentro do currículo, conteúdos da Ecologia, Zoologia, Biologia da Conservação, Microbiologia, Imunologia a partir da evolução das espécies. Porém, o livro didático permanece como um dos principais norteadores das ações de ensino, e em alguns contextos, o único. Esta pesquisa emergiu a partir da pergunta: de que modo os temas da evolução das espécies têm sido apresentados nos livros didáticos de Biologia, para o ensino médio? Em adição, tal recurso, aponta situações de contextualização? Introduz a HFC como meio para discutir a natureza do conhecimento científico? Oportuniza discussões estruturadas a partir das teorias evolutivas? Assim, o objetivo principal consistiu em elaborar um instrumento de análise para livros didáticos de biologia, para o tema evolução das espécies. A metodologia consistiu no primeiro momento, em realizar um levantamento bibliográfico sobre o ensino dos temas da evolução em atas de eventos e no segundo, na elaboração de uma ficha para uso dos docentes e licenciandos como guia qualitativo para análise dos livros didáticos usados na sala de aula. Como resultado, emergiu uma ficha com categorias norteadoras para o ensino de biologia e que pode ser adaptada para outras temáticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID18076_TB4730_05122022215927.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIEL DE ALMEIDA SILVA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ADRIEL" "autor_email" => "adrielvk@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }