Durante décadas, a tecnologia tem gerado muitas discussões, principalmente no desenvolvimento dos novos equipamentos com maior poder de processamento e usabilidade, bem como a praticidade e conectividade em função da comunicação em tempo real, diversificando novas possibilidades de uso e aplicações em favor das práticas docentes. O projeto em tela busca analisar as contribuições das tecnologias na educação da rede municipal de ensino da cidade do Paudalho, Zona da Mata Norte do estado de Pernambuco, tendo como referência a ressignificação dialógica entre docente e discente e das relações sociopolíticas e culturais das tecnologias na constituição da prática pedagógica no processo de ensino e de aprendizagem. A proposta consiste em questões emblemáticas na área da tecnologia empregada na educação, em virtude das dificuldades de estabelecer parâmetros que reconheçam as viabilidades dos equipamentos e/ou recursos que podem ser adotados nas atividades cotidianas em tempos atuais. Diante dessa problemática, discutimos a proposta do uso de equipamento (tablete) e aplicativos como ponte de acesso aos alunos do ensino fundamental, bem como desenvolver mecanismos metodológicos que contribuam para um aprofundamento teórico/prático e didático necessário para o comprometimento nas ações investigativas voltados ao ensino e a aprendizagem, oportunizando interatividade entre professores e alunos, alunos e alunos, por meio de ferramentas disponíveis para a criatividade do professor em relação aos mais diversos conteúdos.