A IMPORT NCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ESTRUTURADA NA PRÁXIS-PEDAGÓGICA DOCENTE APÓS ISOLAMENTO SOCIAL.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90946 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4792 "inscrito_id" => 18140 "titulo" => "A IMPORT NCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ESTRUTURADA NA PRÁXIS-PEDAGÓGICA DOCENTE APÓS ISOLAMENTO SOCIAL." "resumo" => "A pandemia de COVID-19[1] teve um grande impacto sobre os sistemas educacionais no mundo, uma vez que medidas de isolamento social levaram à suspensão das aulas presenciais. O Brasil foi um dos países em que as escolas ficaram fechadas por longo período, agravando o déficit educacional na educação básica. O presente trabalho se refere a um relato de experiência sobre as avaliações diagnósticas desenvolvidas pelos professores de uma escola municipal de ensino fundamental de Petrolina/ PE que culminaram em ações personalizadas e efetivas no processo de recomposição de aprendizagem. Para tal, se embasará nas discussões teórico-metodológicas dos autores: Hoffmann (1993) e Luckesi (2009). Sabendo da importância de dados e evidências em processos de identificação das necessidades, foi optado como instrumento de diagnóstico as Atividades de Verificação de Aprendizagem, disponibilizadas na plataforma “Apoio a aprendizagem” (Consed, Undime e CAEd/UFJF). A avaliação diagnóstica e o uso da plataforma que auxilia no processo de análise de dados permitem o ensino personalizado em escala, focando nas lacunas de aprendizado e recuperação de aprendizagens ao indicar, além do nível de aprendizagem do discente, quais são as habilidades da BNCC mais defasadas da turma/estudante. Os resultados das avaliações contribuíram na conscientização da equipe pedagógica da Escola Municipal Paulo Freire sobre como a análise do desempenho dos estudantes, a partir das avaliações, pode auxiliar diretamente na prática docente em ações de preenchimento de lacunas de aprendizado nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática de estudantes do 6º ao 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Paulo Freire com o apoio dos(as) professores(as) atuantes no Programa de Desenvolvimento em Lideranças na Educação Ensina Brasil em parceria com a Secretaria de Educação de Petrolina." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID18140_TB4792_03102022084618.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BARBARA ORDONHO MARIN" "autor_nome_curto" => "BARBARA" "autor_email" => "barbaraordonho.marin@gmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90946 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4792 "inscrito_id" => 18140 "titulo" => "A IMPORT NCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ESTRUTURADA NA PRÁXIS-PEDAGÓGICA DOCENTE APÓS ISOLAMENTO SOCIAL." "resumo" => "A pandemia de COVID-19[1] teve um grande impacto sobre os sistemas educacionais no mundo, uma vez que medidas de isolamento social levaram à suspensão das aulas presenciais. O Brasil foi um dos países em que as escolas ficaram fechadas por longo período, agravando o déficit educacional na educação básica. O presente trabalho se refere a um relato de experiência sobre as avaliações diagnósticas desenvolvidas pelos professores de uma escola municipal de ensino fundamental de Petrolina/ PE que culminaram em ações personalizadas e efetivas no processo de recomposição de aprendizagem. Para tal, se embasará nas discussões teórico-metodológicas dos autores: Hoffmann (1993) e Luckesi (2009). Sabendo da importância de dados e evidências em processos de identificação das necessidades, foi optado como instrumento de diagnóstico as Atividades de Verificação de Aprendizagem, disponibilizadas na plataforma “Apoio a aprendizagem” (Consed, Undime e CAEd/UFJF). A avaliação diagnóstica e o uso da plataforma que auxilia no processo de análise de dados permitem o ensino personalizado em escala, focando nas lacunas de aprendizado e recuperação de aprendizagens ao indicar, além do nível de aprendizagem do discente, quais são as habilidades da BNCC mais defasadas da turma/estudante. Os resultados das avaliações contribuíram na conscientização da equipe pedagógica da Escola Municipal Paulo Freire sobre como a análise do desempenho dos estudantes, a partir das avaliações, pode auxiliar diretamente na prática docente em ações de preenchimento de lacunas de aprendizado nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática de estudantes do 6º ao 9º ano dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Paulo Freire com o apoio dos(as) professores(as) atuantes no Programa de Desenvolvimento em Lideranças na Educação Ensina Brasil em parceria com a Secretaria de Educação de Petrolina." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID18140_TB4792_03102022084618.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BARBARA ORDONHO MARIN" "autor_nome_curto" => "BARBARA" "autor_email" => "barbaraordonho.marin@gmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }