O presente artigo tem por objetivo apresentar que compreensão e desenvolvimento pedagógico e didático do conteúdo podem ser identificados em professores que lecionam do 1º ao 5 º ano do Ensino Fundamental sobre medidas de tendência central. Para isso, realizamos uma pesquisa de abordagem metodológica qualitativa. A coleta dos dados foi realizada através da aplicação de uma sequência de ensino composta de dez tarefas durante um curso que denominamos de introdução à Estatística para professores do 1º ao 5º ano das séries iniciais, desenvolvidos em cinco encontros que tiveram em média a duração de uma hora e meia cada. As tarefas foram organizadas em um grau de dificuldade crescente, para que a cada tarefa trabalhada fosse necessário nos reportarmos às estratégias utilizadas na tarefa anterior, proporcionando a construção de novas estratégias de solução. Participaram deste estudo seis professoras voluntárias que lecionavam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na cidade de São Paulo. Os resultados mostraram que as dificuldades iniciais identificadas durante o curso de formação em relação à compreensão dos conceitos de média, moda e mediana e de suas propriedades, foram sendo superadas ao longo do processo, embora a análise global tenha mostrado a insuficiência da formação para a consolidação dessa construção conceitual. Ou seja, o processo de formação não foi suficiente para a construção de conhecimentos estatísticos dos professores participantes. Entretanto, percebemos claramente indícios do desenvolvimento profissional desses docentes a partir da mudança nas posturas ao longo da análise do processo de coleta dos dados.