A adolescência configura-se como um período de transformação, a passagem da infância para a vida adulta. É uma fase marcada por indagações, conflitos, angústias, preocupações com a imagem, medo de julgamentos, problemas nas relações familiares, entre tantas outras situações comuns a este momento. Conforme aponta a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) as condições de saúde mental são responsáveis por 16% da carga global de doenças e lesões em pessoas com idade entre 10 e 19 anos. A partir deste contexto, desenvolvemos o projeto de extensão intitulado Oficinas Temáticas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS) Campus Dourados. O projeto teve como objetivo promover o desenvolvimento pessoal e social dos jovens e adolescentes participantes, ampliando o conhecimento teórico do público-alvo de acordo com o tópico de cada oficina, possibilitando a discussão sobre temas relevantes ao período da adolescência e/ou ambiente escolar. O público-alvo das atividades foram estudantes matriculados no ensino médio integrado ao técnico do IFMS e das escolas estaduais do município. Os temas desenvolvidos nas oficinas foram: Ansiedade e depressão, Inteligência Socioemocional, Escolha e Orientação Profissional, Gênero e Sexualidade, Comportamentos e dilemas virtuais, Ansiedade e dificuldade de aprendizagem e Autoimagem e autoestima. Cada oficina teve ao total de 08 encontros, com duração de 50 minutos. Os encontros foram realizados 1 vez na semana e ministrados pelos estagiários da Graduação da Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados(UFGD). Desta forma, compreendemos que a escola também é um agente facilitador na prevenção e promoção da saúde mental, para tanto é necessário investimentos em pesquisas, programas e profissionais para o desenvolvimento destas ações no ambiente escolar.