A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO A PARTIR DOS ANAIS DO CONEDU
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89843 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3189 "inscrito_id" => 11568 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO A PARTIR DOS ANAIS DO CONEDU" "resumo" => "O Laboratório de Ciências é um espaço pedagógico que pode ser utilizado no Ensino de Ciências para auxiliar no desenvolvimento da compreensão e interpretação do mundo em que se vive. Nesse sentido este trabalho tem como objetivo investigar a forma como os Laboratórios de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental têm sido utilizados. Diante disso, a metodologia admitida se configurou em uma pesquisa qualitativa de natureza básica, de cunho exploratório e descritivo, a partir da pesquisa bibliográfica do tipo Revisão Sistemática de Literatura, com recorte temporal de 2014 a 2021 nos anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Após aplicar os critérios de inclusão e exclusão do estudo, foram selecionados apenas dois trabalhos. Em seguida foram analisados e tratados os dados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2016), em que foi estabelecido duas categorias para discussões acerca do uso do Laboratório de Ciências: as modalidades didáticas, segundo Krasilchik (2004), e finalidades didáticas, segundo Santos, Mota, Solino, (2022). Como resultado, as modalidades didáticas observadas nos artigos foram as aulas práticas e as finalidades didáticas na utilização do Laboratório de Ciências foram: finalidade complementar (depois de uma aula expositiva) e integrada (utiliza o laboratório como estratégia principal de ensino). Por fim, mesmo com a quantidade baixa de trabalhos selecionados, foi possível mostrar a utilização do Laboratório de Ciências por meio dessa pesquisa e em consequência estabelecer relações entre o uso do Laboratório de Ciências com o Ensino de Biologia, o que pode despertar o interesse em novas pesquisas acerca do uso desse espaço, bem como a utilização no ensino de Física e de Química nos Anos Finais do Ensino Fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11568_TB3189_06102022205038.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ HENRIQUE FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUIZ SANTOS" "autor_email" => "luiz.rick36@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89843 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3189 "inscrito_id" => 11568 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO A PARTIR DOS ANAIS DO CONEDU" "resumo" => "O Laboratório de Ciências é um espaço pedagógico que pode ser utilizado no Ensino de Ciências para auxiliar no desenvolvimento da compreensão e interpretação do mundo em que se vive. Nesse sentido este trabalho tem como objetivo investigar a forma como os Laboratórios de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental têm sido utilizados. Diante disso, a metodologia admitida se configurou em uma pesquisa qualitativa de natureza básica, de cunho exploratório e descritivo, a partir da pesquisa bibliográfica do tipo Revisão Sistemática de Literatura, com recorte temporal de 2014 a 2021 nos anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU). Após aplicar os critérios de inclusão e exclusão do estudo, foram selecionados apenas dois trabalhos. Em seguida foram analisados e tratados os dados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2016), em que foi estabelecido duas categorias para discussões acerca do uso do Laboratório de Ciências: as modalidades didáticas, segundo Krasilchik (2004), e finalidades didáticas, segundo Santos, Mota, Solino, (2022). Como resultado, as modalidades didáticas observadas nos artigos foram as aulas práticas e as finalidades didáticas na utilização do Laboratório de Ciências foram: finalidade complementar (depois de uma aula expositiva) e integrada (utiliza o laboratório como estratégia principal de ensino). Por fim, mesmo com a quantidade baixa de trabalhos selecionados, foi possível mostrar a utilização do Laboratório de Ciências por meio dessa pesquisa e em consequência estabelecer relações entre o uso do Laboratório de Ciências com o Ensino de Biologia, o que pode despertar o interesse em novas pesquisas acerca do uso desse espaço, bem como a utilização no ensino de Física e de Química nos Anos Finais do Ensino Fundamental." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11568_TB3189_06102022205038.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIZ HENRIQUE FERREIRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUIZ SANTOS" "autor_email" => "luiz.rick36@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }