A escolha por estudar a história local de uma instituição de educação básica parte das relações de pertencimento, partilhas e experiências positivas construídas no cotidiano escolar. Nesse contexto, este trabalho justifica-se por ser o resultado da solicitação feita pela professora Dra. Keila Queiroz e Silva, referente à avaliação conclusiva da disciplina de História II na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esta é uma pesquisa qualitativa, baseada na metodologia da história oral (BOSI, 2004). Como objetivo, procuramos compreender, por meio das narrativas orais de duas professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, aspectos referentes à história local de uma escola pública do município de Casinhas - PE. Desse modo, as narrativas das professoras apontam para uma relação bastante positiva com a instituição de ensino, ao passo que refletem sobre como tornaram-se professores em dado local; as mudanças mais significativas ocorridas na instituição (estruturais e/ou organizacionais); e, o resgate de uma memória marcante (que marcou positivamente ou não). Portanto, o trabalho possibilitou uma dupla reflexão, pois foi possível o estabelecimento de um diálogo profícuo entre a história da escola como um lugar de memória e a trajetória profissional de cada docente/narradora. Ademais, as construções narrativas foram perpassadas pela dimensão emocional e pela clareza crítica e interpretativa dos acontecimentos, tendo a memória como suporte informativo.