A Educação Ambiental é um processo presente no sistema educacional por meio de normas definidas pelo estado e por meio de práticas e atitudes, as quais devem acompanhar a trajetória dos estudantes durante toda sua jornada escolar. Entretanto, apesar de suas normas governamentais e de estudos sobre uma EA crítica, as escolas ainda tem dificuldade de envolver a comunidade em projetos que visem leitura crítica e mudança da realidade local. Deste modo, questionou- se neste estudo: A Educação Ambiental nas escolas está contribuindo com projetos e práticas que envolvam a realidade dos educandos na formação de um sujeito socioambiental? Os objetivos deste estudo foram analisar como a EA nas escolas está contribuindo com projetos e práticas que envolvam a realidade dos educandos na formação do sujeito socioambiental, conhecer o histórico da EA e implementação na escola, identificar as práticas e projetos educativos de EA presentes na escola e seus diálogos críticos/reflexivos com a comunidade, além de compreender as percepções dos sujeitos sobre seu ambiente, relações, os conflitos e problemas presentes sobre a questão ambiental. Este estudo qualitativo, foi desenvolvido em uma escola de comunidade ribeirinha, por meio de pesquisa participante, realização de entrevistas e oficina, envolvendo 01(uma) professora que atua no Ensino Fundamental da escola ribeirinha, estudantes do Ensino Fundamental, 02 (duas) lideranças ambientais e 01 (um) pai de aluno. As categorias de compreensão da temática estão fundamentadas em Carvalho (2008); Reigota (1995); Loureiro (2006); Loureiro, Layrargues e Carvalho (2012); Dias (2002); Albarado (2016). Os resultados indicam há troca de saberes entre comunitários e o ambiente escolar, mas ainda é necessário que haja projetos e atividades pedagogicamente orientados para além de apenas preservar o meio ambiente, uma vez que a comunidade conta com o Grupo Ambiental Natureza, cujas pautas de luta poderiam ser trabalhadas em sala de aula.