PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS E CONTRIBUIÇÕES COM O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO SOCIOAMBIENTAL.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91033 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4911 "inscrito_id" => 18390 "titulo" => "PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS E CONTRIBUIÇÕES COM O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO SOCIOAMBIENTAL." "resumo" => "A Educação Ambiental é um processo presente no sistema educacional por meio de normas definidas pelo estado e por meio de práticas e atitudes, as quais devem acompanhar a trajetória dos estudantes durante toda sua jornada escolar. Entretanto, apesar de suas normas governamentais e de estudos sobre uma EA crítica, as escolas ainda tem dificuldade de envolver a comunidade em projetos que visem leitura crítica e mudança da realidade local. Deste modo, questionou- se neste estudo: A Educação Ambiental nas escolas está contribuindo com projetos e práticas que envolvam a realidade dos educandos na formação de um sujeito socioambiental? Os objetivos deste estudo foram analisar como a EA nas escolas está contribuindo com projetos e práticas que envolvam a realidade dos educandos na formação do sujeito socioambiental, conhecer o histórico da EA e implementação na escola, identificar as práticas e projetos educativos de EA presentes na escola e seus diálogos críticos/reflexivos com a comunidade, além de compreender as percepções dos sujeitos sobre seu ambiente, relações, os conflitos e problemas presentes sobre a questão ambiental. Este estudo qualitativo, foi desenvolvido em uma escola de comunidade ribeirinha, por meio de pesquisa participante, realização de entrevistas e oficina, envolvendo 01(uma) professora que atua no Ensino Fundamental da escola ribeirinha, estudantes do Ensino Fundamental, 02 (duas) lideranças ambientais e 01 (um) pai de aluno. As categorias de compreensão da temática estão fundamentadas em Carvalho (2008); Reigota (1995); Loureiro (2006); Loureiro, Layrargues e Carvalho (2012); Dias (2002); Albarado (2016). Os resultados indicam há troca de saberes entre comunitários e o ambiente escolar, mas ainda é necessário que haja projetos e atividades pedagogicamente orientados para além de apenas preservar o meio ambiente, uma vez que a comunidade conta com o Grupo Ambiental Natureza, cujas pautas de luta poderiam ser trabalhadas em sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID18390_TB4911_01122022230931.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA LARYNE BATISTA CANTO" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "brunacanto16@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91033 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4911 "inscrito_id" => 18390 "titulo" => "PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE PARINTINS E CONTRIBUIÇÕES COM O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SUJEITO SOCIOAMBIENTAL." "resumo" => "A Educação Ambiental é um processo presente no sistema educacional por meio de normas definidas pelo estado e por meio de práticas e atitudes, as quais devem acompanhar a trajetória dos estudantes durante toda sua jornada escolar. Entretanto, apesar de suas normas governamentais e de estudos sobre uma EA crítica, as escolas ainda tem dificuldade de envolver a comunidade em projetos que visem leitura crítica e mudança da realidade local. Deste modo, questionou- se neste estudo: A Educação Ambiental nas escolas está contribuindo com projetos e práticas que envolvam a realidade dos educandos na formação de um sujeito socioambiental? Os objetivos deste estudo foram analisar como a EA nas escolas está contribuindo com projetos e práticas que envolvam a realidade dos educandos na formação do sujeito socioambiental, conhecer o histórico da EA e implementação na escola, identificar as práticas e projetos educativos de EA presentes na escola e seus diálogos críticos/reflexivos com a comunidade, além de compreender as percepções dos sujeitos sobre seu ambiente, relações, os conflitos e problemas presentes sobre a questão ambiental. Este estudo qualitativo, foi desenvolvido em uma escola de comunidade ribeirinha, por meio de pesquisa participante, realização de entrevistas e oficina, envolvendo 01(uma) professora que atua no Ensino Fundamental da escola ribeirinha, estudantes do Ensino Fundamental, 02 (duas) lideranças ambientais e 01 (um) pai de aluno. As categorias de compreensão da temática estão fundamentadas em Carvalho (2008); Reigota (1995); Loureiro (2006); Loureiro, Layrargues e Carvalho (2012); Dias (2002); Albarado (2016). Os resultados indicam há troca de saberes entre comunitários e o ambiente escolar, mas ainda é necessário que haja projetos e atividades pedagogicamente orientados para além de apenas preservar o meio ambiente, uma vez que a comunidade conta com o Grupo Ambiental Natureza, cujas pautas de luta poderiam ser trabalhadas em sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID18390_TB4911_01122022230931.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNA LARYNE BATISTA CANTO" "autor_nome_curto" => "BRUNA" "autor_email" => "brunacanto16@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }