INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BOM JESUS/RN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91039 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4919 "inscrito_id" => 18395 "titulo" => "INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BOM JESUS/RN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O uso das tecnologias da informação e comunicação representam atualmente um horizonte de oportunidades para potencializar as rotinas de trabalho, a comunicação pessoal e coletiva, bem como podem facilitar, dinamizar e tornas mais atraentes as aulas de estudantes tanto da graduação, quanto da educação básica. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar a inclusão da disciplina de tecnologia da informação e comunicação no currículo do ensino fundamental anos finais em tempo integral de Bom Jesus/RN. A disciplina foi incluída como integrante da base complementar, considerando a importância de se trabalhar o letramento digital, conforme recomendado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com duas aulas semanais, e ministrada por profissional formado na área, a disciplina de tecnologia da informação e comunicação oportunizou aos alunos o aprendizado teórico quanto aos conceitos de informática, assim como habilidades e competências práticas relativas ao manuseio de chromebooks e tablets. Além disso, os alunos também puderam aprender sobre robótica com o uso do laboratório móvel de aprendizagem criativa e robótica maker, o qual pode proporcionar o incentivo a cultura maker, com o desenvolvimento de habilidades e competências para a proatividade, inovação e trabalho em equipe. A adoção de estratégias de ensino que utilizem equipamentos digitais e a gamificação podem representar importantes medidas para atrair os alunos para as aulas, bem como para se fomentar, desde cedo, a busca de adolescentes para seguir carreira nas áreas da tecnologia e informação, as quais apresentam um enorme potencial de formação acadêmica, com o aumento das vagas em cursos superiores na área, bem como de empregabilidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID18395_TB4919_03102022230329.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID FRANCIOLE DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAVID FRANCIOLE" "autor_email" => "davfranci@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 91039 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4919 "inscrito_id" => 18395 "titulo" => "INCLUSÃO DA DISCIPLINA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM TEMPO INTEGRAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BOM JESUS/RN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O uso das tecnologias da informação e comunicação representam atualmente um horizonte de oportunidades para potencializar as rotinas de trabalho, a comunicação pessoal e coletiva, bem como podem facilitar, dinamizar e tornas mais atraentes as aulas de estudantes tanto da graduação, quanto da educação básica. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar a inclusão da disciplina de tecnologia da informação e comunicação no currículo do ensino fundamental anos finais em tempo integral de Bom Jesus/RN. A disciplina foi incluída como integrante da base complementar, considerando a importância de se trabalhar o letramento digital, conforme recomendado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com duas aulas semanais, e ministrada por profissional formado na área, a disciplina de tecnologia da informação e comunicação oportunizou aos alunos o aprendizado teórico quanto aos conceitos de informática, assim como habilidades e competências práticas relativas ao manuseio de chromebooks e tablets. Além disso, os alunos também puderam aprender sobre robótica com o uso do laboratório móvel de aprendizagem criativa e robótica maker, o qual pode proporcionar o incentivo a cultura maker, com o desenvolvimento de habilidades e competências para a proatividade, inovação e trabalho em equipe. A adoção de estratégias de ensino que utilizem equipamentos digitais e a gamificação podem representar importantes medidas para atrair os alunos para as aulas, bem como para se fomentar, desde cedo, a busca de adolescentes para seguir carreira nas áreas da tecnologia e informação, as quais apresentam um enorme potencial de formação acadêmica, com o aumento das vagas em cursos superiores na área, bem como de empregabilidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID18395_TB4919_03102022230329.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:25" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAVID FRANCIOLE DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAVID FRANCIOLE" "autor_email" => "davfranci@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }