Os corpos e as sexualidades são pensados como construções culturais que recebem significados sociais e são constantemente abordadas dentro de uma perspectiva biológica, desconsiderando a corporalidade como produção da cultura e que é por meio do olhar da cultura que ela recebe sentido. O presente artigo, fruto da experiência no Curso de Aperfeiçoamento “Corpos e Diversidade na Educação – CDE” oferecido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas – GESEPE/UFMA, objetiva analisar atividades realizadas durante o curso, tendo como base o tema Corpos e Sexualidades, destacando-se como as temáticas poderiam ser pensadas e trabalhadas em sala de aula. Realiza-se uma breve contextualização do Curso CDE, seus objetivos e sua organização. Discute-se aspectos da transversalização da temática no espaço escolar, buscando-se alternativas para a inclusão das relações de gênero e da sexualidade no planejamento e na prática pedagógica, devendo ser esta inclusão um exercício constante de (des) construção no cotidiano escolar.