Este artigo apresenta o desenvolvimento de um projeto sobre variação linguística em uma turma de 2º ano do ensino médio na ECIT Profa. Olivina Olívia Carneiro da Cunha, em João Pessoa, Paraíba. O projeto buscou gerar uma reflexão nos alunos sobre quais fatores poderiam estar descaracterizando, entre os adolescentes, o sotaque pessoensse.. O principal objetivo do projeto foi proporcionar aos alunos uma compreensão de que os sotaques nordestinos, em especial o paraibano, não constituem um erro ou motivo de vergonha. A partir dessa perspectiva, buscamos desenvolver com os alunos a compreensão quanto à origem, à história e à importância dessa variação para a constituição de uma identidade linguística. Para isso, balizamos nossa atuação nas proposições de Marcos Bagno (1999) com o seu clássico Preconceito Linguístico: o que é e como se faz, além de Carvalho e Ferrarezi Jr (2018) sobre oralidade na educação básica. Os resultados apontaram para uma tomada de consciência quanto às pressões impostas às minorias linguísticas, além de uma maior identificação com a comunidade linguística a qual os discentes pertencem.