Artigo CONEDU - Ensino e suas intersecções

E-books

ISBN: 978-65-86901-72-6

RELATO DE ACADÊMICOS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O ENSINO REMOTO E O PRESENCIAL

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2022-07-12 14:50:34" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91314
    "edicao_id" => 258
    "trabalho_id" => 3775
    "inscrito_id" => 16288
    "titulo" => "RELATO DE ACADÊMICOS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O ENSINO REMOTO E O PRESENCIAL"
    "resumo" => "O ensino remoto emergencial foi a alternativa utilizada na área educacional, durante o período de pandemia do novo Coronavírus, para possibilitar o desenvolvimento de aulas e consequentemente uma aprendizagem com menores riscos de disseminação da Covid-19. Assim, o objetivo deste trabalho consistiu em apresentar uma análise comparativa entre o ensino presencial e o remoto emergencial de acordo com a experiência de discentes universitários do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química. Nesse aspecto, foi realizada uma abordagem qualitativa nas informações obtidas após a aplicação de Questionários à 37 acadêmicos. Durante as descrições eram relatadas uma postura mais ativa dos discentes e com maior soluções de dúvidas no ensino presencial tanto pelos alunos da turma quanto pelo(a) docente, enquanto no ensino remoto os discentes universitários eram mais tímidos, havia maior conforto durante as aulas por estarem em suas residências na grande maioria das vezes, no entanto, a diversidade de ambientes usados para o estudo causava muita distração, fato não ocorrido ao utilizarem as instalações do ambiente físico da universidade como por exemplo bibliotecas e salas de estudo. Durante as aulas remotas eram descritos problemas com a falta de energia elétrica, aparelhos e internet e pouca interação discente-docente ao longo das atividades síncronas. Alguns respondentes relataram dificuldades no ensino presencial quanto ao horário de saída dos ônibus da instituição, fato não vivenciado nas aulas usando a internet como suporte."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID16288_TB3775_10102022154048.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:30:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO VELEZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO"
    "autor_email" => "velez82@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-e-suas-interseccoes"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:50:34"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91314
    "edicao_id" => 258
    "trabalho_id" => 3775
    "inscrito_id" => 16288
    "titulo" => "RELATO DE ACADÊMICOS SOBRE AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS DURANTE O ENSINO REMOTO E O PRESENCIAL"
    "resumo" => "O ensino remoto emergencial foi a alternativa utilizada na área educacional, durante o período de pandemia do novo Coronavírus, para possibilitar o desenvolvimento de aulas e consequentemente uma aprendizagem com menores riscos de disseminação da Covid-19. Assim, o objetivo deste trabalho consistiu em apresentar uma análise comparativa entre o ensino presencial e o remoto emergencial de acordo com a experiência de discentes universitários do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química. Nesse aspecto, foi realizada uma abordagem qualitativa nas informações obtidas após a aplicação de Questionários à 37 acadêmicos. Durante as descrições eram relatadas uma postura mais ativa dos discentes e com maior soluções de dúvidas no ensino presencial tanto pelos alunos da turma quanto pelo(a) docente, enquanto no ensino remoto os discentes universitários eram mais tímidos, havia maior conforto durante as aulas por estarem em suas residências na grande maioria das vezes, no entanto, a diversidade de ambientes usados para o estudo causava muita distração, fato não ocorrido ao utilizarem as instalações do ambiente físico da universidade como por exemplo bibliotecas e salas de estudo. Durante as aulas remotas eram descritos problemas com a falta de energia elétrica, aparelhos e internet e pouca interação discente-docente ao longo das atividades síncronas. Alguns respondentes relataram dificuldades no ensino presencial quanto ao horário de saída dos ônibus da instituição, fato não vivenciado nas aulas usando a internet como suporte."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID16288_TB3775_10102022154048.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:30:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO VELEZ DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO"
    "autor_email" => "velez82@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-e-suas-interseccoes"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:50:34"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 258
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-e-suas-interseccoes"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg"
        "timbrado" => "62cdb46a287f3_12072022145034.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:50:34"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 258
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-e-suas-interseccoes"
        "nome" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT17"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c140a7b40_30012023100816.jpg"
        "timbrado" => "62cdb46a287f3_12072022145034.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:50:34"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 152
                "edicao_id" => 258
                "codigo" => "978-65-86901-72-6"
                "capa" => "63d7c140aabe6_30012023100816.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA MARIA DE CARVALHO (FACULDADE COSMOPOLITA)<br />\r\n
                  CARLOS CORREIA (UFRA)<br />\r\n
                  CL&Aacute;UDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJU&Iacute;/FASA)<br />\r\n
                  ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n
                  FRANCISCO SOUZA DA SILVA (CUBATAO)<br />\r\n
                  GEOVANE SILVA BELO (UFRA)<br />\r\n
                  HENDY BARBOSA SANTOS (IFRO)<br />\r\n
                  IRAN SANTOS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n
                  LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n
                  LORENA BRITO DE CASTRO (PPGL- UFPA)<br />\r\n
                  MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n
                  PATRICIA CEZAR DA CRUZ (UFPA)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA (PUCSP)<br />\r\n
                  WAN&Uacute;BYA DO NASCIMENTO MORAES CAMPELO MOREIRA (UFRA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c140ab467_30012023100816.pdf"
                "arquivo" => "30012023100432-CONEDU---GT-17.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:50:34"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 152
                "edicao_id" => 258
                "codigo" => "978-65-86901-72-6"
                "capa" => "63d7c140aabe6_30012023100816.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino e suas intersecções"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  THA&Iacute;S FERNANDES DE AMORIM
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ANA MARIA DE CARVALHO (FACULDADE COSMOPOLITA)<br />\r\n
                  CARLOS CORREIA (UFRA)<br />\r\n
                  CL&Aacute;UDIA ELIZANDRA LEMKE (UNIJU&Iacute;/FASA)<br />\r\n
                  ELISABETH SILVA DE ALMEIDA AMORIM (UNEB)<br />\r\n
                  FRANCISCO SOUZA DA SILVA (CUBATAO)<br />\r\n
                  GEOVANE SILVA BELO (UFRA)<br />\r\n
                  HENDY BARBOSA SANTOS (IFRO)<br />\r\n
                  IRAN SANTOS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOYCIMARA DE MORAIS RODRIGUES (IFRN)<br />\r\n
                  LILIANE AFONSO DE OLIVEIRA (UFRA)<br />\r\n
                  LORENA BRITO DE CASTRO (PPGL- UFPA)<br />\r\n
                  MARY DELANE GOMES DE SANTANA (UEPB)<br />\r\n
                  PATRICIA CEZAR DA CRUZ (UFPA)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  VANESSA DO SOCORRO SILVA DA COSTA (PUCSP)<br />\r\n
                  WAN&Uacute;BYA DO NASCIMENTO MORAES CAMPELO MOREIRA (UFRA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c140ab467_30012023100816.pdf"
                "arquivo" => "30012023100432-CONEDU---GT-17.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:50:34"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:59:02"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

O ensino remoto emergencial foi a alternativa utilizada na área educacional, durante o período de pandemia do novo Coronavírus, para possibilitar o desenvolvimento de aulas e consequentemente uma aprendizagem com menores riscos de disseminação da Covid-19. Assim, o objetivo deste trabalho consistiu em apresentar uma análise comparativa entre o ensino presencial e o remoto emergencial de acordo com a experiência de discentes universitários do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química. Nesse aspecto, foi realizada uma abordagem qualitativa nas informações obtidas após a aplicação de Questionários à 37 acadêmicos. Durante as descrições eram relatadas uma postura mais ativa dos discentes e com maior soluções de dúvidas no ensino presencial tanto pelos alunos da turma quanto pelo(a) docente, enquanto no ensino remoto os discentes universitários eram mais tímidos, havia maior conforto durante as aulas por estarem em suas residências na grande maioria das vezes, no entanto, a diversidade de ambientes usados para o estudo causava muita distração, fato não ocorrido ao utilizarem as instalações do ambiente físico da universidade como por exemplo bibliotecas e salas de estudo. Durante as aulas remotas eram descritos problemas com a falta de energia elétrica, aparelhos e internet e pouca interação discente-docente ao longo das atividades síncronas. Alguns respondentes relataram dificuldades no ensino presencial quanto ao horário de saída dos ônibus da instituição, fato não vivenciado nas aulas usando a internet como suporte.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.