O ensino remoto emergencial foi a alternativa utilizada na área educacional, durante o período de pandemia do novo Coronavírus, para possibilitar o desenvolvimento de aulas e consequentemente uma aprendizagem com menores riscos de disseminação da Covid-19. Assim, o objetivo deste trabalho consistiu em apresentar uma análise comparativa entre o ensino presencial e o remoto emergencial de acordo com a experiência de discentes universitários do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química. Nesse aspecto, foi realizada uma abordagem qualitativa nas informações obtidas após a aplicação de Questionários à 37 acadêmicos. Durante as descrições eram relatadas uma postura mais ativa dos discentes e com maior soluções de dúvidas no ensino presencial tanto pelos alunos da turma quanto pelo(a) docente, enquanto no ensino remoto os discentes universitários eram mais tímidos, havia maior conforto durante as aulas por estarem em suas residências na grande maioria das vezes, no entanto, a diversidade de ambientes usados para o estudo causava muita distração, fato não ocorrido ao utilizarem as instalações do ambiente físico da universidade como por exemplo bibliotecas e salas de estudo. Durante as aulas remotas eram descritos problemas com a falta de energia elétrica, aparelhos e internet e pouca interação discente-docente ao longo das atividades síncronas. Alguns respondentes relataram dificuldades no ensino presencial quanto ao horário de saída dos ônibus da instituição, fato não vivenciado nas aulas usando a internet como suporte.