O presente artigo tem como objetivo analisar a transposição didática dos instrutores que participaram de uma formação em Educação Maker ofertada pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal) para que pudessem atuar em cursos práticos, tecnológicos e inovadores de curta duração no âmbito do projeto Espaço 4.0. O projeto Espaço 4.0 consiste em seis ambientes maker construídos em container customizado, equipados com impressoras 3D, computadores, drones, kits de Robótica Educacional e de Internet das Coisas, ferramentas e instrumentos; com foco na capacitação de jovens entre 15 e 29 anos da comunidade em tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0. A formação maker realizada pelos instrutores consistiu em abordar conteúdos relacionados às metodologias ativas, cultura maker, recursos digitais, design thinking e prototipação. Os instrutores que participaram da formação iniciaram efetivamente as atividades relacionadas aos cursos a partir de maio de 2022. Metodologicamente, esta pesquisa é de caráter exploratório e qualitativo, com foco na observação participante dos cursos que ocorreram simultaneamente nos Espaços 4.0 distribuídos em seis campi do Ifal. Além disso, foi realizada a análise documental, utilizando relatórios eletrônicos quinzenais produzidos pelos 24 monitores do projeto, planos de ensino dos cursos, além de atas de reuniões de acompanhamento realizadas com toda a equipe do projeto: coordenação, instrutores e monitores. Os resultados iniciais apresentados mostram que a maioria dos instrutores realizou a transposição didática dos saberes vivenciados durante a formação maker, como constatado nos planos de ensino dos cursos e na observação participante dos coordenadores e dos monitores. Por fim, foram identificadas limitações relacionadas às Hard Skills dos instrutores, ao potencial de internalização dos pilares da cultura maker (criatividade, colaboração, sustentabilidade e escalabilidade) e habilidades digitais com o manuseio das tecnologias inovadoras disponíveis nos Espaços 4.0, o que atenuou o processo de transposição didática em alguns casos.