A SEGURANÇA DO PACIENTE E A FORMAÇÃO DE RESIDENTES EM MEDICINA: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO EM CONSTRUÇÃO
"2022-07-12 14:52:36" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91424 "edicao_id" => 261 "trabalho_id" => 1701 "inscrito_id" => 10052 "titulo" => "A SEGURANÇA DO PACIENTE E A FORMAÇÃO DE RESIDENTES EM MEDICINA: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO EM CONSTRUÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho é resultado do planejamento de um projeto de intervenção que será implementado e avaliado como pré-requisito para a conclusão do curso de Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS. Esse projeto de intervenção tem como objetivo principal remodelar os projetos pedagógicos dos programas de residência de Ginecologia Obstetrícia, Neonatologia e Endoscopia Ginecológica, todos vinculados às maternidades do Sistema Único de Saúde do estado da Paraíba, de forma a inserir o eixo Segurança do Paciente nos cuidados relativos à mulher e ao neonato, tendo em vista preparar os residentes para uma prática clínica segura. É um projeto de intervenção que tem como foco a promoção de ações que visam reduzir os danos desnecessários associados ao cuidado em saúde. A perspectiva é que os profissionais de saúde, e no caso deste projeto de intervenção médicos e médicas que aturarão como especialistas na linha de cuidado materno-infantil, sejam capacitados a prestarem serviços de saúde com base em evidências científicas e a colaborarem no desenvolvimento da cultura de segurança do paciente nas instituições de saúde em que atuam. Serão relatados, numa perspectiva crítica e reflexiva, o processo de elaboração deste projeto e seus principais resultados. A concepção teórico-metodológica que fundamenta o referido projeto é o da espiral construtivista, que também é a base conceitual pedagógica que orienta o desenvolvimento do próprio curso de especialização. Espera-se com esse relato compartilhar as ideias e ações que nortearão o desenvolvimento e avaliação do projeto de intervenção, expressos em seus objetivos e no sistema de indicadores, submetendo o resultado do seu planejamento ao crivo de outras percepções e entendimento" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID10052_TB1701_16082022153948.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:35:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA MARIA DIAS DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "Sandra Dias" "autor_email" => "queirozmaria1010@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO CÂNDIDA VARGAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-profissional-e-tecnologica" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:36" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91424 "edicao_id" => 261 "trabalho_id" => 1701 "inscrito_id" => 10052 "titulo" => "A SEGURANÇA DO PACIENTE E A FORMAÇÃO DE RESIDENTES EM MEDICINA: UM PROJETO DE INTERVENÇÃO EM CONSTRUÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho é resultado do planejamento de um projeto de intervenção que será implementado e avaliado como pré-requisito para a conclusão do curso de Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS. Esse projeto de intervenção tem como objetivo principal remodelar os projetos pedagógicos dos programas de residência de Ginecologia Obstetrícia, Neonatologia e Endoscopia Ginecológica, todos vinculados às maternidades do Sistema Único de Saúde do estado da Paraíba, de forma a inserir o eixo Segurança do Paciente nos cuidados relativos à mulher e ao neonato, tendo em vista preparar os residentes para uma prática clínica segura. É um projeto de intervenção que tem como foco a promoção de ações que visam reduzir os danos desnecessários associados ao cuidado em saúde. A perspectiva é que os profissionais de saúde, e no caso deste projeto de intervenção médicos e médicas que aturarão como especialistas na linha de cuidado materno-infantil, sejam capacitados a prestarem serviços de saúde com base em evidências científicas e a colaborarem no desenvolvimento da cultura de segurança do paciente nas instituições de saúde em que atuam. Serão relatados, numa perspectiva crítica e reflexiva, o processo de elaboração deste projeto e seus principais resultados. A concepção teórico-metodológica que fundamenta o referido projeto é o da espiral construtivista, que também é a base conceitual pedagógica que orienta o desenvolvimento do próprio curso de especialização. Espera-se com esse relato compartilhar as ideias e ações que nortearão o desenvolvimento e avaliação do projeto de intervenção, expressos em seus objetivos e no sistema de indicadores, submetendo o resultado do seu planejamento ao crivo de outras percepções e entendimento" "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID10052_TB1701_16082022153948.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:35:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA MARIA DIAS DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "Sandra Dias" "autor_email" => "queirozmaria1010@gmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO CÂNDIDA VARGAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-profissional-e-tecnologica" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:36" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 261 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-profissional-e-tecnologica" "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20" "logo" => null "capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg" "timbrado" => "62cdb4e4227bd_12072022145236.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:52:36" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:05" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 261 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-profissional-e-tecnologica" "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20" "logo" => null "capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg" "timbrado" => "62cdb4e4227bd_12072022145236.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:52:36" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:05" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 155 "edicao_id" => 261 "codigo" => "978-65-86901-75-7" "capa" => "63d7c1f4323d3_30012023101116.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n FLÁVIA COELHO RIBEIRO """ "conselho_editorial" => """ ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES (IFPB)<br />\r\n ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYOR (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n BIANCA BORGES DA SILVA LENDRO (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA <br />\r\n CYNTHIA MACEDO DIAS (ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO / FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n DANDARA SCARLET SOUSA GOMES BACELAR (UFPI)<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO <br />\r\n ELIANA DE JESUS LOPES <br />\r\n EUGENIA TAVARES MARTINS (IFCE)<br />\r\n FABIANA DA CONCEICAO PEREIRA TIAGO <br />\r\n FERNANDA DE OLIVEIRA BOTTINO (FIOCRUZ)<br />\r\n HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA (IFRR)<br />\r\n INGRID D’AVILLA FREIRE PEREIRA (FIOCRUZ)<br />\r\n JOICE MARA CESAR BIZERRO (UECE)<br />\r\n LEANDRO MEDRADO (FIOCRUZ)<br />\r\n LEILA SADDI ORTEGA (CEFET-MG)<br />\r\n LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO (CEFET-MG)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n MONICA LANZA PADRAO (IFS)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PAULEA ZAQUINI MONTEIRO LIMA (FIOCRUZ)<br />\r\n PAULO ROBERTO SOARES STEPHENS (FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n RENATA REIS CORNELIO BATISTELLA (ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO)<br />\r\n ROSIRIS MATURO DOMINGUES (SENAAC-SP)<br />\r\n TAINAH SILVA GALDINO DE PAULA (FIOCRUZ)<br />\r\n TIAGO SAVIGNON CARDOSO MACHADO (FIOCRUZ) """ "ficha_catalografica" => "63ee7d44aa4b0_16022023160020.pdf" "arquivo" => "16022023160004-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:52:36" "updated_at" => "2023-02-16 16:00:20" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 155 "edicao_id" => 261 "codigo" => "978-65-86901-75-7" "capa" => "63d7c1f4323d3_30012023101116.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n FLÁVIA COELHO RIBEIRO """ "conselho_editorial" => """ ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES (IFPB)<br />\r\n ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYOR (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n BIANCA BORGES DA SILVA LENDRO (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA <br />\r\n CYNTHIA MACEDO DIAS (ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO / FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n DANDARA SCARLET SOUSA GOMES BACELAR (UFPI)<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO <br />\r\n ELIANA DE JESUS LOPES <br />\r\n EUGENIA TAVARES MARTINS (IFCE)<br />\r\n FABIANA DA CONCEICAO PEREIRA TIAGO <br />\r\n FERNANDA DE OLIVEIRA BOTTINO (FIOCRUZ)<br />\r\n HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA (IFRR)<br />\r\n INGRID D’AVILLA FREIRE PEREIRA (FIOCRUZ)<br />\r\n JOICE MARA CESAR BIZERRO (UECE)<br />\r\n LEANDRO MEDRADO (FIOCRUZ)<br />\r\n LEILA SADDI ORTEGA (CEFET-MG)<br />\r\n LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO (CEFET-MG)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n MONICA LANZA PADRAO (IFS)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PAULEA ZAQUINI MONTEIRO LIMA (FIOCRUZ)<br />\r\n PAULO ROBERTO SOARES STEPHENS (FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n RENATA REIS CORNELIO BATISTELLA (ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO)<br />\r\n ROSIRIS MATURO DOMINGUES (SENAAC-SP)<br />\r\n TAINAH SILVA GALDINO DE PAULA (FIOCRUZ)<br />\r\n TIAGO SAVIGNON CARDOSO MACHADO (FIOCRUZ) """ "ficha_catalografica" => "63ee7d44aa4b0_16022023160020.pdf" "arquivo" => "16022023160004-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:52:36" "updated_at" => "2023-02-16 16:00:20" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }