Desenvolver aulas práticas como um método que auxilie na aprendizagem do conhecimento científico é algo bem discutido desde a década de oitenta. As atividades práticas são importantes para a construção do pensamento científico. Os estímulos provocados pela experimentação promovem um pensamento crítico, e um aprendizado potencializado. Na aula teórica, o aluno recebe as informações do conteúdo por meio das explicações do professor, diferentemente de uma aula prática, pois ao ter o c contato físico como objeto de análise ele irá descobrir o sentido da atividade, o objetivo e qual o conhecimento que a aula lhe proporcionará. Muito se discute sobre o uso e a eficiência de atividades em laboratório. No ensino de botânica, promover aulas que estimulem é algo complexo, principalmente quando são questões voltadas para Anatomia Vegetal. Com isso, sabendo da dificuldade existente no processo de ensino da Anatomia Vegetal, o presente estudo promoveu um levantamento bibliográfico sobre espécies da família Asteraceae e seus respectivos sistemas subterrâneos, seguido da aplicação de uma técnica de Anatomia Vegetal para obtenção de cortes de uma estrutura subterrânea, de uma planta herbácea nunca estudada. Foram realizadas buscas em plataformas de pesquisa, e posteriormente a espécie escolhida para ser estudada foi submetida a técnicas convencionais em Anatomia Vegetal. Como resultado foram encontradas 162 espécies e 4 tipos de sistemas subterrâneos diferentes. Os cortes realizados ao longo da estrutura subterrânea revelaram um sistema caulinar. Os caracteres aqui observados são congruentes com o que é visto na literatura para Asteraceae. O uso do laboratório de forma correta, demonstrou ser eficiente, promovendo estímulos duradouros. Contudo, é necessário mais estudos acerca do tema.