TÉCNICAS EM ANATOMIA VEGETAL: COMO O USO DO LABORATÓRIO PODE AUXILIAR NO ENSINO DE ESTRUTURAS SUBTERRÂNEAS DE PLANTAS?
"2022-07-12 14:52:36" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91444 "edicao_id" => 261 "trabalho_id" => 3779 "inscrito_id" => 8344 "titulo" => "TÉCNICAS EM ANATOMIA VEGETAL: COMO O USO DO LABORATÓRIO PODE AUXILIAR NO ENSINO DE ESTRUTURAS SUBTERRÂNEAS DE PLANTAS?" "resumo" => "Desenvolver aulas práticas como um método que auxilie na aprendizagem do conhecimento científico é algo bem discutido desde a década de oitenta. As atividades práticas são importantes para a construção do pensamento científico. Os estímulos provocados pela experimentação promovem um pensamento crítico, e um aprendizado potencializado. Na aula teórica, o aluno recebe as informações do conteúdo por meio das explicações do professor, diferentemente de uma aula prática, pois ao ter o c contato físico como objeto de análise ele irá descobrir o sentido da atividade, o objetivo e qual o conhecimento que a aula lhe proporcionará. Muito se discute sobre o uso e a eficiência de atividades em laboratório. No ensino de botânica, promover aulas que estimulem é algo complexo, principalmente quando são questões voltadas para Anatomia Vegetal. Com isso, sabendo da dificuldade existente no processo de ensino da Anatomia Vegetal, o presente estudo promoveu um levantamento bibliográfico sobre espécies da família Asteraceae e seus respectivos sistemas subterrâneos, seguido da aplicação de uma técnica de Anatomia Vegetal para obtenção de cortes de uma estrutura subterrânea, de uma planta herbácea nunca estudada. Foram realizadas buscas em plataformas de pesquisa, e posteriormente a espécie escolhida para ser estudada foi submetida a técnicas convencionais em Anatomia Vegetal. Como resultado foram encontradas 162 espécies e 4 tipos de sistemas subterrâneos diferentes. Os cortes realizados ao longo da estrutura subterrânea revelaram um sistema caulinar. Os caracteres aqui observados são congruentes com o que é visto na literatura para Asteraceae. O uso do laboratório de forma correta, demonstrou ser eficiente, promovendo estímulos duradouros. Contudo, é necessário mais estudos acerca do tema." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID8344_TB3779_12092022143246.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:35:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "mayara_souza50@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-profissional-e-tecnologica" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:36" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91444 "edicao_id" => 261 "trabalho_id" => 3779 "inscrito_id" => 8344 "titulo" => "TÉCNICAS EM ANATOMIA VEGETAL: COMO O USO DO LABORATÓRIO PODE AUXILIAR NO ENSINO DE ESTRUTURAS SUBTERRÂNEAS DE PLANTAS?" "resumo" => "Desenvolver aulas práticas como um método que auxilie na aprendizagem do conhecimento científico é algo bem discutido desde a década de oitenta. As atividades práticas são importantes para a construção do pensamento científico. Os estímulos provocados pela experimentação promovem um pensamento crítico, e um aprendizado potencializado. Na aula teórica, o aluno recebe as informações do conteúdo por meio das explicações do professor, diferentemente de uma aula prática, pois ao ter o c contato físico como objeto de análise ele irá descobrir o sentido da atividade, o objetivo e qual o conhecimento que a aula lhe proporcionará. Muito se discute sobre o uso e a eficiência de atividades em laboratório. No ensino de botânica, promover aulas que estimulem é algo complexo, principalmente quando são questões voltadas para Anatomia Vegetal. Com isso, sabendo da dificuldade existente no processo de ensino da Anatomia Vegetal, o presente estudo promoveu um levantamento bibliográfico sobre espécies da família Asteraceae e seus respectivos sistemas subterrâneos, seguido da aplicação de uma técnica de Anatomia Vegetal para obtenção de cortes de uma estrutura subterrânea, de uma planta herbácea nunca estudada. Foram realizadas buscas em plataformas de pesquisa, e posteriormente a espécie escolhida para ser estudada foi submetida a técnicas convencionais em Anatomia Vegetal. Como resultado foram encontradas 162 espécies e 4 tipos de sistemas subterrâneos diferentes. Os cortes realizados ao longo da estrutura subterrânea revelaram um sistema caulinar. Os caracteres aqui observados são congruentes com o que é visto na literatura para Asteraceae. O uso do laboratório de forma correta, demonstrou ser eficiente, promovendo estímulos duradouros. Contudo, é necessário mais estudos acerca do tema." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID8344_TB3779_12092022143246.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:35:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAYARA SOUZA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAYARA" "autor_email" => "mayara_souza50@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-profissional-e-tecnologica" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:36" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 261 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-profissional-e-tecnologica" "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20" "logo" => null "capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg" "timbrado" => "62cdb4e4227bd_12072022145236.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:52:36" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:05" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 261 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-profissional-e-tecnologica" "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20" "logo" => null "capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg" "timbrado" => "62cdb4e4227bd_12072022145236.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:52:36" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:05" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 155 "edicao_id" => 261 "codigo" => "978-65-86901-75-7" "capa" => "63d7c1f4323d3_30012023101116.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n FLÁVIA COELHO RIBEIRO """ "conselho_editorial" => """ ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES (IFPB)<br />\r\n ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYOR (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n BIANCA BORGES DA SILVA LENDRO (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA <br />\r\n CYNTHIA MACEDO DIAS (ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO / FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n DANDARA SCARLET SOUSA GOMES BACELAR (UFPI)<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO <br />\r\n ELIANA DE JESUS LOPES <br />\r\n EUGENIA TAVARES MARTINS (IFCE)<br />\r\n FABIANA DA CONCEICAO PEREIRA TIAGO <br />\r\n FERNANDA DE OLIVEIRA BOTTINO (FIOCRUZ)<br />\r\n HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA (IFRR)<br />\r\n INGRID D’AVILLA FREIRE PEREIRA (FIOCRUZ)<br />\r\n JOICE MARA CESAR BIZERRO (UECE)<br />\r\n LEANDRO MEDRADO (FIOCRUZ)<br />\r\n LEILA SADDI ORTEGA (CEFET-MG)<br />\r\n LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO (CEFET-MG)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n MONICA LANZA PADRAO (IFS)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PAULEA ZAQUINI MONTEIRO LIMA (FIOCRUZ)<br />\r\n PAULO ROBERTO SOARES STEPHENS (FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n RENATA REIS CORNELIO BATISTELLA (ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO)<br />\r\n ROSIRIS MATURO DOMINGUES (SENAAC-SP)<br />\r\n TAINAH SILVA GALDINO DE PAULA (FIOCRUZ)<br />\r\n TIAGO SAVIGNON CARDOSO MACHADO (FIOCRUZ) """ "ficha_catalografica" => "63ee7d44aa4b0_16022023160020.pdf" "arquivo" => "16022023160004-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:52:36" "updated_at" => "2023-02-16 16:00:20" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 155 "edicao_id" => 261 "codigo" => "978-65-86901-75-7" "capa" => "63d7c1f4323d3_30012023101116.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n FLÁVIA COELHO RIBEIRO """ "conselho_editorial" => """ ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES (IFPB)<br />\r\n ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYOR (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n BIANCA BORGES DA SILVA LENDRO (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA <br />\r\n CYNTHIA MACEDO DIAS (ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO / FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n DANDARA SCARLET SOUSA GOMES BACELAR (UFPI)<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO <br />\r\n ELIANA DE JESUS LOPES <br />\r\n EUGENIA TAVARES MARTINS (IFCE)<br />\r\n FABIANA DA CONCEICAO PEREIRA TIAGO <br />\r\n FERNANDA DE OLIVEIRA BOTTINO (FIOCRUZ)<br />\r\n HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA (IFRR)<br />\r\n INGRID D’AVILLA FREIRE PEREIRA (FIOCRUZ)<br />\r\n JOICE MARA CESAR BIZERRO (UECE)<br />\r\n LEANDRO MEDRADO (FIOCRUZ)<br />\r\n LEILA SADDI ORTEGA (CEFET-MG)<br />\r\n LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO (CEFET-MG)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n MONICA LANZA PADRAO (IFS)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PAULEA ZAQUINI MONTEIRO LIMA (FIOCRUZ)<br />\r\n PAULO ROBERTO SOARES STEPHENS (FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n RENATA REIS CORNELIO BATISTELLA (ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO)<br />\r\n ROSIRIS MATURO DOMINGUES (SENAAC-SP)<br />\r\n TAINAH SILVA GALDINO DE PAULA (FIOCRUZ)<br />\r\n TIAGO SAVIGNON CARDOSO MACHADO (FIOCRUZ) """ "ficha_catalografica" => "63ee7d44aa4b0_16022023160020.pdf" "arquivo" => "16022023160004-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:52:36" "updated_at" => "2023-02-16 16:00:20" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }