ESTADO DA ARTE: BREVE PANORAMA DAS PRODUÇÕES CIENTIFICAS SOBRE ESTILOS DE APRENDIZAGEM
"2022-07-12 14:52:36" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91423 "edicao_id" => 261 "trabalho_id" => 1680 "inscrito_id" => 13571 "titulo" => "ESTADO DA ARTE: BREVE PANORAMA DAS PRODUÇÕES CIENTIFICAS SOBRE ESTILOS DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Objetivou-se com este artigo apresentar um breve panorama das produções acadêmicas (Estado da Arte) sobre os estilos de aprendizagem no Brasil. A presente pesquisa parte de um pequeno recorte de estudo do mestrado em Educação Profissional – PROFEPT do Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica do Estado de Rondônia-IFRO, Campus Calama. A pesquisa de cunho bibliográfico foi realizada a partir de busca no banco de dissertações/teses da CAPES. Nele buscamos pesquisas desenvolvidas no Brasil nos últimos 5 (cinco) anos referente a esta temática. Obtivemos como resultado da investigação 40 (quarenta) produções científicas sobre as temáticas supracitadas. No entanto destacamos, somente 16 (dezesseis) produções no campo da educação brasileira. Destas 13 (treze) são dissertações de mestrado e 03 (três) são teses de doutorado produzidas pelos autores Azevedo (2022), Alves (2021), Alves (2019), Brognoli (2017), Blanchet (2018), Calegari (2019), Costa (2016), Diógenes (2019), Jesus (2017), Lima (2018), Lemos (2019), Roza (2017), Souto (2022), Ramos (2019), Vecchia (2019), Wollinger (2017). Constatamos que apenas 01 (uma) pesquisa está relacionada com a Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Minas Gerais, e não encontramos pesquisas sobre esta temática na região norte do Brasil. Destaca-se uma gama de pesquisas na Educação superior e poucas realizadas na educação básica. Diante dos achados percebe-se a importância sobre a temática estudada com o intuito de analisar as contribuições e desafios para tornar mais assertivo o processo educacional a partir do conhecimento dos estilos de aprendizagem." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID13571_TB1680_22112022135731.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:35:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA HELANE LIMA NERES ANDRÉ" "autor_nome_curto" => "SAMARA" "autor_email" => "samarahelane@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-profissional-e-tecnologica" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:36" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91423 "edicao_id" => 261 "trabalho_id" => 1680 "inscrito_id" => 13571 "titulo" => "ESTADO DA ARTE: BREVE PANORAMA DAS PRODUÇÕES CIENTIFICAS SOBRE ESTILOS DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Objetivou-se com este artigo apresentar um breve panorama das produções acadêmicas (Estado da Arte) sobre os estilos de aprendizagem no Brasil. A presente pesquisa parte de um pequeno recorte de estudo do mestrado em Educação Profissional – PROFEPT do Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica do Estado de Rondônia-IFRO, Campus Calama. A pesquisa de cunho bibliográfico foi realizada a partir de busca no banco de dissertações/teses da CAPES. Nele buscamos pesquisas desenvolvidas no Brasil nos últimos 5 (cinco) anos referente a esta temática. Obtivemos como resultado da investigação 40 (quarenta) produções científicas sobre as temáticas supracitadas. No entanto destacamos, somente 16 (dezesseis) produções no campo da educação brasileira. Destas 13 (treze) são dissertações de mestrado e 03 (três) são teses de doutorado produzidas pelos autores Azevedo (2022), Alves (2021), Alves (2019), Brognoli (2017), Blanchet (2018), Calegari (2019), Costa (2016), Diógenes (2019), Jesus (2017), Lima (2018), Lemos (2019), Roza (2017), Souto (2022), Ramos (2019), Vecchia (2019), Wollinger (2017). Constatamos que apenas 01 (uma) pesquisa está relacionada com a Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Minas Gerais, e não encontramos pesquisas sobre esta temática na região norte do Brasil. Destaca-se uma gama de pesquisas na Educação superior e poucas realizadas na educação básica. Diante dos achados percebe-se a importância sobre a temática estudada com o intuito de analisar as contribuições e desafios para tornar mais assertivo o processo educacional a partir do conhecimento dos estilos de aprendizagem." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID13571_TB1680_22112022135731.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:35:57" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA HELANE LIMA NERES ANDRÉ" "autor_nome_curto" => "SAMARA" "autor_email" => "samarahelane@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-profissional-e-tecnologica" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:52:36" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 261 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-profissional-e-tecnologica" "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20" "logo" => null "capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg" "timbrado" => "62cdb4e4227bd_12072022145236.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:52:36" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:05" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 261 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-profissional-e-tecnologica" "nome" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT20" "logo" => null "capa" => "63d7c1f42f733_30012023101116.jpg" "timbrado" => "62cdb4e4227bd_12072022145236.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:52:36" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:05" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 155 "edicao_id" => 261 "codigo" => "978-65-86901-75-7" "capa" => "63d7c1f4323d3_30012023101116.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n FLÁVIA COELHO RIBEIRO """ "conselho_editorial" => """ ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES (IFPB)<br />\r\n ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYOR (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n BIANCA BORGES DA SILVA LENDRO (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA <br />\r\n CYNTHIA MACEDO DIAS (ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO / FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n DANDARA SCARLET SOUSA GOMES BACELAR (UFPI)<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO <br />\r\n ELIANA DE JESUS LOPES <br />\r\n EUGENIA TAVARES MARTINS (IFCE)<br />\r\n FABIANA DA CONCEICAO PEREIRA TIAGO <br />\r\n FERNANDA DE OLIVEIRA BOTTINO (FIOCRUZ)<br />\r\n HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA (IFRR)<br />\r\n INGRID D’AVILLA FREIRE PEREIRA (FIOCRUZ)<br />\r\n JOICE MARA CESAR BIZERRO (UECE)<br />\r\n LEANDRO MEDRADO (FIOCRUZ)<br />\r\n LEILA SADDI ORTEGA (CEFET-MG)<br />\r\n LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO (CEFET-MG)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n MONICA LANZA PADRAO (IFS)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PAULEA ZAQUINI MONTEIRO LIMA (FIOCRUZ)<br />\r\n PAULO ROBERTO SOARES STEPHENS (FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n RENATA REIS CORNELIO BATISTELLA (ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO)<br />\r\n ROSIRIS MATURO DOMINGUES (SENAAC-SP)<br />\r\n TAINAH SILVA GALDINO DE PAULA (FIOCRUZ)<br />\r\n TIAGO SAVIGNON CARDOSO MACHADO (FIOCRUZ) """ "ficha_catalografica" => "63ee7d44aa4b0_16022023160020.pdf" "arquivo" => "16022023160004-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:52:36" "updated_at" => "2023-02-16 16:00:20" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 155 "edicao_id" => 261 "codigo" => "978-65-86901-75-7" "capa" => "63d7c1f4323d3_30012023101116.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação Profissional e Tecnológica" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n FLÁVIA COELHO RIBEIRO """ "conselho_editorial" => """ ALEXSANDRA CRISTINA CHAVES (IFPB)<br />\r\n ANA LUCIA DE ALMEIDA SOUTTO MAYOR (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n BIANCA BORGES DA SILVA LENDRO (EPSJV/FIOCRUZ)<br />\r\n CAMILA MATOS VIANA <br />\r\n CYNTHIA MACEDO DIAS (ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO / FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n DANDARA SCARLET SOUSA GOMES BACELAR (UFPI)<br />\r\n EDMILSON DANTAS DA SILVA FILHO <br />\r\n ELIANA DE JESUS LOPES <br />\r\n EUGENIA TAVARES MARTINS (IFCE)<br />\r\n FABIANA DA CONCEICAO PEREIRA TIAGO <br />\r\n FERNANDA DE OLIVEIRA BOTTINO (FIOCRUZ)<br />\r\n HUDSON DO VALE DE OLIVEIRA (IFRR)<br />\r\n INGRID D’AVILLA FREIRE PEREIRA (FIOCRUZ)<br />\r\n JOICE MARA CESAR BIZERRO (UECE)<br />\r\n LEANDRO MEDRADO (FIOCRUZ)<br />\r\n LEILA SADDI ORTEGA (CEFET-MG)<br />\r\n LUIZ CLAUDIO DE ALMEIDA TEODORO (CEFET-MG)<br />\r\n MARILSON DONIZETTI SILVINO (IFRN)<br />\r\n MONICA LANZA PADRAO (IFS)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n PAULEA ZAQUINI MONTEIRO LIMA (FIOCRUZ)<br />\r\n PAULO ROBERTO SOARES STEPHENS (FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ)<br />\r\n RENATA REIS CORNELIO BATISTELLA (ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO)<br />\r\n ROSIRIS MATURO DOMINGUES (SENAAC-SP)<br />\r\n TAINAH SILVA GALDINO DE PAULA (FIOCRUZ)<br />\r\n TIAGO SAVIGNON CARDOSO MACHADO (FIOCRUZ) """ "ficha_catalografica" => "63ee7d44aa4b0_16022023160020.pdf" "arquivo" => "16022023160004-CONEDU---EDUCACAO-PROFISSIONAL-E-TECNOLOGICA.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:52:36" "updated_at" => "2023-02-16 16:00:20" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }